Brasil é alvo de ataque novo grupo de ransomware

Você tem ansiedade patológica?
06/02/2022
Governo de Minas quita dívida de R$ 7 bi com municípios.
06/03/2022
Exibir tudo

Brasil é alvo de ataque novo grupo de ransomware

Especialistas e pesquisadores da área de cybersegurança do mundo todo estão em alerta com relação a incidentes cibernéticos realizados pelo grupo de ransomware Blackcat.
A evolução e a complexidade dos malwares associados a experiência deste grupo de hackers é que traz uma grande preocupação, pois os incidentes cibernéticos monitorados possam adentrar a América Latina, dentre os países alvo o Brasil é um deles.
O ransomware produzido pelo grupo Blackcat é desenvolvido de forma a atacar sistemas operacionais Windows e Linux, vale salientar que o Linux tem uma estrutura que muitos vírus não são capazes de infectar.
O primeiro ataque desta nova geração de ransomware que se tem noticia foi conta um provedor de ERP( Software de Planejamento Empresarial) no Oriente Médio.
O segundo caso envolve empresa do ramo de petróleo, gás e mineração na América do Sul, por trás do ataque também foi instalado um utilitário conhecido como exmatter, utilitário esse usado especificamente em táticas de infiltração em computadores.

continua após a publicidade

Para ajudar as empresas a se proteger de ataques de ransomware, especialistas recomendam as seguintes medidas:
• Mantenha o software atualizado em todos os dispositivos usados em sua organização para evitar que o ransomware explore vulnerabilidades.
• Instrua seus funcionários sobre como proteger o ambiente corporativo por meio de cursos de treinamento exclusivos, como os que são fornecidos por empresas especialistas em Cyber segurança
• Concentre sua estratégia de defesa na detecção de movimentação lateral e na exfiltração de dados para a Internet. Preste atenção especial ao tráfego de saída para detectar conexões de cibercriminosos.
• Faça backup de seus dados regularmente e verifique se você pode acessá-lo rapidamente em caso de emergência.
• Use a Inteligência de Ameaças mais recente para ficar ciente das táticas, técnicas e procedimentos (TTPs) que estão sendo usadas pelos agentes de ameaças.
• Use soluções como as oferecidas pela Bluepex Cybersecurity, que ajudam a identificar e impedir ataques nos primeiros estágios, antes que os atacantes consigam alcançar seus objetivos finais.

Eduardo Braga Jr
Eduardo Braga Jr
Administrador de Empresas apaixonado por Ti, incentivador do uso de ferramentas tecnológicas que contribuam com aumento da produtividade e diminuição dos custos, especialista em cibersegurança pela bluepex.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!