SJN: população flagra servidores públicos trabalhando sem EPI e poda de árvores é suspensa.

PM apreende 90 pedras de crack após perseguir dupla de moto em Dona Euzébia.
agosto 16, 2019
SJN: choro salva cãozinho que estava ilhado em talude na estrada Taruaçu-Roça Grande.
agosto 16, 2019
Exibir tudo

SJN: população flagra servidores públicos trabalhando sem EPI e poda de árvores é suspensa.

Durante toda essa semana a redação do Portal RKF recebeu várias imagens e vídeos com flagrantes de servidores públicos municipais de São João Nepomuceno, trabalhando em podas de árvores  sem nenhum EPI, Equipamento de Proteção Individual. O flagrante mais destacado foi de um funcionário na Rua Dr. Fortes Bustamante, no centro da cidade,  em cima de uma máquina agrícola, sem botas, sem luvas ou capacete, efetuando a poda de árvore com uma serra elétrica , muito próximo da fiação de um poste.

  Fotos enviadas por leitores em 16/08

Além do EPI, questiona-se também a utilização da máquina agrícola em zona urbana , de uma carretinha sem placa de identificação e a falta de sinalização no local onde os funcionários executavam o serviço na via pública.

continua após a publicidade

Em outras oportunidades , o Portal RKF já havia denunciado através também de imagens , funcionários do cemitério municipal que trabalhavam na mesma situação e no mesmo setor de podas na semana passada.

Imagens congeladas de vídeos flagrados pro leitores

O QUE DIZ A LEI :

A NR 6 estabelece a responsabilidade do uso de EPIs para as empresas, funcionários e também os fabricantes de fornecerem equipamentos de qualidade e com CA.

De acordo com a NR 6, as obrigações do empregador são:

  • Adquirir o EPI adequado ao risco de cada atividade;
  • Exigir o uso de EPIs;
  • Fornecer ao trabalhador somente o equipamento com o Certificado de Aprovação;
  • Treinamento sobre o uso adequado do EPI;
  • Armazenamento correto;
  • Substituir imediatamente o EPI, quando danificado ou extraviado;
  • Responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica;
  • Comunicar o MTE qualquer irregularidade observada no EPI.

Já o trabalhador deve ficar atento as seguintes obrigações:

  • Utilizar o EPI apenas para a finalidade a que se destina;
  • Responsabilizar-se pelo armazenamento e conservação;
  • Comunicar ao empregador qualquer alteração que torne o EPI impróprio para uso.

O funcionário também deve fazer o bom uso e manter o equipamento em boas condições. Além de cumprir todas as orientações sobre o uso adequado do EPI. Para a garantia de um equipamento de proteção individual de qualidade, exija sempre o Certificado de Aprovação emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

 

PREFEITURA SE POSICIONA

A reportagem do Portal RKF levou as imagens até a prefeitura municipal de São João Nepomuceno e recebeu como resposta o texto o qual reproduzimos na íntegra logo abaixo. 

A Prefeitura de São João Nepomuceno vem COMUNICAR que o serviço de poda de árvores está temporariamente suspenso. Nas últimas semanas o setor responsável pelos serviços propôs algumas adaptações com o objetivo de diminuir o volume de galhadas das podas, através do processo de trituração de todos esse material, que posteriormente, poderá ser utilizado como composto vegetal para adubação. Tal adaptação foi positiva, mas, agora será necessário realizar outras adaptações nos equipamentos para dar aos servidores mais segurança na execução do serviços. Assim, foram adquiridos itens de segurança (EPIs) e as adaptações físicas nos equipamentos para dar maior segurança aos servidores.
A Prefeitura manifesta, após o exposto que, os serviços serão retomados na semana que vem, já com todas as adaptações acima mencionadas.

Atenciosamente

Prefeitura Municipal de São João Nepomuceno -MG

REPORTAGEM KADU FONTANA 

1 Comment

  1. Jovandir disse:

    E proibido trabalhar no Brasil mas os traficante pode. Robar .ninguém fiscaliza mas condo um trabalhador está fasendo um trabalho .aí chega os fiscal .sapo p.ezpedicionar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *