Você tem ansiedade patológica?

Câmeras flagram assalto á mão armada em lotérica de Dona Euzébia MG
06/02/2022
Brasil é alvo de ataque novo grupo de ransomware
06/02/2022
Exibir tudo

Você tem ansiedade patológica?

Ansiedade é um mecanismo do nosso cérebro que serve para nos alertar em situações adversas e desconhecidas. Este mecanismo nos dá uma descarga de adrenalina no corpo e nos ajuda a enfrentar situações inesperadas, preparando o corpo para lutar ou fugir de um perigo.

Porém a ansiedade se torna patológica ou seja uma doença, quando começa a prejudicar o dia a dia, a pessoa não consegue controlar as reações físicas e emocionais e isso interfere na sua qualidade de vida .

Alguns dos sintomas físicos são falta de ar, taquicardia, tremores, tonturas, falta de memória, sudorese, desmaios, gagueira, insônia, dentre outros.Os aspectos psicológicos são nervosismo, tensão, sensação de que algo ruim vai acontecer, medo constante, pensamentos repetitivos, preocupação exagerada, irritabilidade, dentre outros.

continua após a publicidade

As pessoas que sentem ansiedade de forma desproporcional, ou constante, avaliem a situação, verificando se o quadro tem provocado malefícios significativos. Caso positivo, é interessante que busquem alternativas para lidar com essa situação, recorrendo à ajuda profissional. O tratamento, geralmente, é feito com o uso de fármacos específicos, psicoterapia. A cooperação dos familiares e pessoas próximas é essencial.

A prevenção e tratamento da ansiedade patológica também passa por uma boa qualidade de vida como alimentação balanceada, exercício físico, boa noite de sono, momentos de lazer, terapias alternativas ( yoga, auriculoterapia, cromoterapia, etc.). A mudança de estilo de vida ajuda imensamente no tratamento do transtorno de ansiedade

Fernanda Furtado
Fernanda Furtado
Psicóloga, Terapeuta holística, Hipnoterapeuta, Auriculoterapeuta www.instagram.com/fernandafurttado/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!