Eclipse “Lua de Sangue” poderá ser visto Brasil no próximo domingo.

Dois jovens são detidos em SJN pela PM e arma e munições apreendidas.
maio 13, 2022
SJN amanhece sem coleta de lixo pela empresa contratada. Prefeito emite justificativa.
maio 13, 2022
Exibir tudo

Eclipse “Lua de Sangue” poderá ser visto Brasil no próximo domingo.

Um verdadeiro espetáculo astronômico está previsto para o próximo domingo: um eclipse lunar total, também conhecido como Lua de Sangue. A Lua começará a passar pela sombra da Terra às 23h28 do domingo (15) e terminará às 2h55 de segunda-feira (16). Segundo os cálculos estimativos, o período em que ela estará totalmente coberta será de 0h30 à 1h54.O fenômeno será visível para quem estiver na América do Norte e do Sul, Europa, África e partes da Ásia. Já para a Nova Zelândia, o leste da Europa e o Oriente Médio, o eclipse será penumbral (quando a Lua passa somente pela penumbra da Terra, de modo que sua cobertura, ainda que total, é quase imperceptível – ela não fica nem escondida, apenas com o brilho mais fraco).

Segundo Marcelo Zurita, colunista do Olhar Digital, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), o eclipse será especialmente interessante porque a lua cheia de 15 de maio ocorrerá quando ela estará próxima ao seu perigeu (a posição mais próxima da Terra no mês), o que fará com que ela apareça maior no céu.

continua após a publicidade

Por essa razão, alguns estão associando o eclipse com o fenômeno conhecido como superlua. “A Lua estará próxima ao perigeu, o que fará ela parecer maior no céu. Mas ela só passa pelo perigeu no dia 17, às 15:24 UTC. O critério usado para determinar uma superlua é a lua cheia e o perigeu ocorrerem com menos de 24 horas de diferença”, explica Zurita.

Se você não conseguir assistir ao evento olhando diretamente para o céu (seja em razão do tempo nublado ou por não estar em um local propício), não se preocupe, pois várias plataformas na Internet prometem fazer a transmissão do eclipse em tempo real.

Uma delas é o canal oficial da NASA no YouTube. “Junte-se a especialistas da NASA para aprender sobre esse incrível fenômeno natural, olhar através de vistas de telescópios em todo o mundo e ouvir sobre os planos de retornar humanos à superfície lunar com o programa Artemis“, diz um comunicado da agência, afirmando que os espectadores poderão fazer perguntas ao vivo.

O fenômeno também poderá ser acompanhado por meio de canais brasileiros, como o do Observatório Astronômico Rei do Universo (OARU) e o do Observatório Nacional, que costuma sempre promover lives comentadas.

Fonte : Olhar Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: O conteúdo está protegido !!