CBA realiza simulado de emergência de barragem em Itamarati de Minas.

Operário FC de SJN pode conquistar seu 1º título pós pandemia neste domingo.
outubro 1, 2021
Mulher compra celular pela internet e recebe barra de goiabada em Lima Duarte
outubro 2, 2021
Exibir tudo

CBA realiza simulado de emergência de barragem em Itamarati de Minas.

Nesta quinta-feira, 30 de setembro, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) realizou o simulado anual de emergência de barragem no município de Itamarati de Minas. Devido à pandemia da Covid-19, o evento contou com a participação de moradores da Zona de Autossalvamento (ZAS) previamente selecionados. O exercício seguiu as orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde) de prevenção e de distanciamento social para garantir a segurança e a saúde de todos os envolvidos.

A ação em Itamarati de Minas contou com a participação de 6 moradores da ZAS, o que representou 75% das pessoas cadastradas. Todos os participantes percorreram a rota de fuga, que possui 8 pontos de encontro e 6 sirenes instaladas na região.

continua após a publicidade

Após o acionamento das sirenes, às 14 horas, os moradores deixaram suas casas e percorreram a rota de fuga, devidamente sinalizada com placas informativas, até o ponto de encontro mais próximo, considerado local seguro. Nos respectivos pontos, os participantes responderam pesquisa que avalia todas as condições do processo, desde a clareza da mensagem divulgada pelas sirenes até o tempo de chegada. A pesquisa também demonstra se o morador teve alguma dificuldade durante o deslocamento. As informações são usadas para aprimoramento das próximas edições do simulado.

“O simulado é válido para conscientizar e alertar a população em caso de emergência. É importante que todos sejam treinados para saber o que fazer”, relata o morador da comunidade São Lourenço, Antônio Sebastião Soares Carvalho.

O gerente das unidades da CBA na Zona da Mata, Christian Fonseca de Andrade, destaca a importância da ação e reforça que a segurança da população é um compromisso da CBA. “O simulado é um exercício preventivo e educativo realizado anualmente com a participação da comunidade. É fundamental que todos conheçam as mensagens das sirenes, as rotas de fuga e os pontos de encontro, ampliando o alcance e a efetividade do plano de contingência e proporcionando segurança à população”.

Andrade também reforça o desenvolvimento de uma cultura de segurança. “Além de mantermos as nossas barragens seguras, o cumprimento do Plano de Atendimento Emergencial, com a manutenção das sirenes, as visitas educativas à comunidade da área de influência direta às barragens e o simulado são exemplos do nosso compromisso com a comunidade”, completa.

continua após a publicidade

O simulado de emergência da barragem é realizado na Zona de Autossalvamento, conforme Plano de Ações Emergenciais para Barragens de Mineração – PAEBM, e em alinhamento às práticas de segurança e gestão de barragens, em cumprimento às legislações vigentes (Portaria 70.389/17, da ANM, e Lei Estadual nº 23.291, de 2019). O simulado contou com a participação das Defesas Civis estadual e municipais (Itamarati de Minas, Cataguases, Leopoldina e Mar de Espanha), Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental e equipe da CBA.

Fonte: Ideia Comunicação/Site do Marcelo Lopes

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!