Castramóvel irá esterilizar cerca de 240 cães e gatos em Rio Novo MG.

Homem deixa mensagem bíblica,mata dois e tira sua própria vida em Astolfo Dutra.
agosto 17, 2021
Copasa pode ser acionada no MP por aumento de tarifa em Ubá.
agosto 17, 2021
Exibir tudo

Castramóvel irá esterilizar cerca de 240 cães e gatos em Rio Novo MG.

Cerca de 240 cães e gatos incluindo os de rua, serão castrados nos dias 17, 18 e 19 de agosto em Rio Novo MG (22 km de São João Nepomuceno). O “castramóvel” está estacionado no Estádio Murilo de Castro, o Campo do Prainha FC na Avenida Dr. Candido de Oliveira Ribeiro. A campanha é da Organização Não Governamental Aliança Juizforana pela Defesa dos Animais (ONG Ajuda).

Os animais esterilizados foram cadastrados e agendados portanto não há mais vagas para atendimento, informa a coordenadora da ONG AJUDA fundada em 2012, Talita Duarte Oliveira. Conforme Talita informou ao Portal RKF, a ação na cidade conta com o apoio da Prefeitura de Rio Novo e do vereador Thárik Gouvêa Varoto.

Vereador Thárik

A coordenadora reforça também que toda ação só é possível por causa do deputado estadual por Minas Gerais Noraldino Júnior, pois ele foi o autor da emenda parlamentar pela qual foi possível adquirir o veículo e se tornou o principal parceiro da mesma, possibilitando hoje  ajudar diversas ONGs em todo o Estado e vários protetores independentes.

continua após a publicidade

O deputado fez propostas de emendas na lei orçamentária que permitiram a destinação de recursos para esses fins, que foram concretizadas com o maior programa de castração de cães e gatos e educação humanitária e ambiental da história do estado, colocando Minas Gerais na vanguarda. Com a destinação de emendas parlamentares de sua autoria, foi possível criar o programa dos castramóveis.

Deputado Noraldino Júnior

Segundo especialistas, a castração é importante, pois não só previne a gravidez. Ela protege o animal de diversas doenças que podem matar, como o tumor. Nas fêmeas ela previne o câncer de mama e nos machos o de próstata. Por isso, quando mais cedo o animal for castrado melhor.

Ainda de acordo com Talita, existe um cronograma a ser seguido:

A equipe inicia os trabalhos ás 07h30 da manhã recebendo os gatos. Entre 08 e 09 horas recebe as cadelas e a partir de 10 horas, os cães machos  e não há horário pré-definido para o encerramento dos trabalhos diários. Os animais ao chegarem no local de atendimento são identificados, pesados, avaliados , sedados, raspados , anestesiados e após passam pelo processo de castração. Após a cirurgia, os animais ficam de repouso em local adequado e cobertos

Talita  estima que 240 animais deverão ser castrados até esta quinta-feira  19/08, quando os trabalhos serão encerrados. Só neste primeiro dia, 67 animais foram atendidos. Participam desta ação os seguintes profissionais :

Coordenadora: Talita Duarte Oliveira

Educadora ambiental: Renata Aparecida Jardim Santos e Silva

Auxiliar de veterinária: Iuri Antonio Leandro Lemos

Motorista: Daniel da Silva Ferraz

Veterinários:
Cinthia dos Santos Pereira
Adriano Pedreira Luciano
Ingrid Jost Ennes Mariense

Reportagem: Kadu Fontana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!