Castramóvel irá esterilizar cerca de 240 cães e gatos em Rio Novo MG.

Homem deixa mensagem bíblica,mata dois e tira sua própria vida em Astolfo Dutra.
08/17/2021
Copasa pode ser acionada no MP por aumento de tarifa em Ubá.
08/17/2021
Exibir tudo

Castramóvel irá esterilizar cerca de 240 cães e gatos em Rio Novo MG.

Cerca de 240 cães e gatos incluindo os de rua, serão castrados nos dias 17, 18 e 19 de agosto em Rio Novo MG (22 km de São João Nepomuceno). O “castramóvel” está estacionado no Estádio Murilo de Castro, o Campo do Prainha FC na Avenida Dr. Candido de Oliveira Ribeiro. A campanha é da Organização Não Governamental Aliança Juizforana pela Defesa dos Animais (ONG Ajuda).

Os animais esterilizados foram cadastrados e agendados portanto não há mais vagas para atendimento, informa a coordenadora da ONG AJUDA fundada em 2012, Talita Duarte Oliveira. Conforme Talita informou ao Portal RKF, a ação na cidade conta com o apoio da Prefeitura de Rio Novo e do vereador Thárik Gouvêa Varoto.

Vereador Thárik

A coordenadora reforça também que toda ação só é possível por causa do deputado estadual por Minas Gerais Noraldino Júnior, pois ele foi o autor da emenda parlamentar pela qual foi possível adquirir o veículo e se tornou o principal parceiro da mesma, possibilitando hoje  ajudar diversas ONGs em todo o Estado e vários protetores independentes.

continua após a publicidade

O deputado fez propostas de emendas na lei orçamentária que permitiram a destinação de recursos para esses fins, que foram concretizadas com o maior programa de castração de cães e gatos e educação humanitária e ambiental da história do estado, colocando Minas Gerais na vanguarda. Com a destinação de emendas parlamentares de sua autoria, foi possível criar o programa dos castramóveis.

Deputado Noraldino Júnior

Segundo especialistas, a castração é importante, pois não só previne a gravidez. Ela protege o animal de diversas doenças que podem matar, como o tumor. Nas fêmeas ela previne o câncer de mama e nos machos o de próstata. Por isso, quando mais cedo o animal for castrado melhor.

Ainda de acordo com Talita, existe um cronograma a ser seguido:

A equipe inicia os trabalhos ás 07h30 da manhã recebendo os gatos. Entre 08 e 09 horas recebe as cadelas e a partir de 10 horas, os cães machos  e não há horário pré-definido para o encerramento dos trabalhos diários. Os animais ao chegarem no local de atendimento são identificados, pesados, avaliados , sedados, raspados , anestesiados e após passam pelo processo de castração. Após a cirurgia, os animais ficam de repouso em local adequado e cobertos

Talita  estima que 240 animais deverão ser castrados até esta quinta-feira  19/08, quando os trabalhos serão encerrados. Só neste primeiro dia, 67 animais foram atendidos. Participam desta ação os seguintes profissionais :

Coordenadora: Talita Duarte Oliveira

Educadora ambiental: Renata Aparecida Jardim Santos e Silva

Auxiliar de veterinária: Iuri Antonio Leandro Lemos

Motorista: Daniel da Silva Ferraz

Veterinários:
Cinthia dos Santos Pereira
Adriano Pedreira Luciano
Ingrid Jost Ennes Mariense

Reportagem: Kadu Fontana

Kadu Fontana
Kadu Fontana
Jornalista registrado no MTE desde 2014 , radialista, e proprietário do Portal RKF. www.instagram.com/kadufontana/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!