A cada dia nós usuários de computadores devemos estar atentos de como utilizamos nossos dispositivos tecnológicos, crimes virtuais de todos os tipos estão sendo aplicados.
A Prefeitura Municipal de Itapemirim, no sul do estado do Espirito Santo sofreu com um crime cibernético, criminosos invadiram e sequestraram o sistema de processos eletrônicos, e exigiram uma quantia equivalente a R$ 250 milhões pelo resgate dos dados.
Esta valor deveria ser pago em bitcoins. A própria Prefeitura divulgou o valor do resgate , a divulgação foi feita após reunião com o superintendente da Polícia Federal no Estado, o delegado Eugênio Ricas.
A divulgação por meio de nota de esclarecimento do ataque cibernético foi feito dia 13/07/2022, quarta-feira, mas para a tranquilidade dos municipes o ataque já havia sido sanado dia 10/07/2022 domingo.
Para não ter surpresas como essa, mantenha no mínimo, antivirus atualizados em seus computadores e também celulares, hoje existem empresas especializadas em coibir este tipo de crime.