Operadora Vivo emite nota sobre problemas do sinal em S.J. Nepomuceno.

Carreta tomba em Leopoldina, derrama óleo na pista e motorista sai ileso
03/23/2023
Presidente da Acispes faz acordo com MP para devolver quase R$ 130 mil por atos ilícitos.
03/23/2023
Exibir tudo

Operadora Vivo emite nota sobre problemas do sinal em S.J. Nepomuceno.

Os moradores de São João Nepomuceno ( cidade de 26.000 habitantes na Zona da Mata mineira), enfrentam problemas com a operadora de telefonia Celular VIvo, problemas estes que já decorrem desde o ano de 2022. Os habitantes ficam durante parte do dia incomunicáveis em função da precariedade do sinal nos aparelhos. O sinal fornecido aos aparelhos vinha de duas torres instaladas , uma no Bairro Centenário próximo da base da Copasa e outra no Bairro Três Marias ao lado do campo de futebol .

As duas torres foram desativas após decisão judicial. Os moradores  pediram a desinstalação das torres e reinstalação das mesmas em outro local alegando problemas com efeitos da radiação e estrutural pois segundo eles quando ventava muito, uma das torres balançava demais. Apesar de uma das torres ter sido reinstalada  em outro local, os problemas persistem. Durante partes do dia e da noite, as ligações telefônicas apresentam problemas (inaudíveis) ou mesmo o sinal é interrompido de repente. O sinal de internet tem uma oscilação muito grande também durante todo o período. Partes da cidade sequer recebem atualmente cobertura da operadora.

Continua após a publicidade

As reclamações foram parar em redes sociais e no PROCON da cidade. Muitas pessoas não tiveram outra opção senão migrar para outras operadoras pois o serviço oferecido pela Vivo era insuficiente, porém as faturas continuavam a chegar  no valor integral, sem descontos pela falta  de cumprimento do serviço oferecido contratado. O Portal RKF buscou informações junto á Vivo e recebeu como justificativas da assessoria de imprensa da operadora o seguinte:

A Operadora VIVO respondeu ao Portal RKF 

NOTA AO PORTAL RKF
“A Vivo informa que, em atendimento a decisão judicial, precisou desativar um de seus sites (antena) de telefonia celular instalado em São João Nepomuceno. A companhia ressalta que já foi concluída a instalação de um novo site, nas tecnologias 2G, 3G e 4G, que está em fase de ajustes e irá contribuir com a melhora gradativa e perceptível do sinal na localidade. A Vivo destaca ainda que, visando a melhoria contínua da qualidade dos seus serviços, ativará, também, uma outra antena para atender da melhor forma seus clientes no município.”

O Portal RKF indagou a Operadora em quanto tempo esta outra antena seria ativada e a Vivo respondeu que a previsão é de que ainda no primeiro semestre ela já estará em operação.

 

Continua após a publicidade

 

Vereadora Fabiana se pronuncia: 

 

A vereadora deu sua versão sobre toda essa polêmica acima, informando que, desde que assumiu a presidência da Associação de Moradores do Bairro Centenário em 2015, ela percebeu a reivindicação dos moradores no sentido de retirada das torres existente no bairro. Uma delas por questão do temor destes pela radioatividade, mesmo sem provas concretas do fato. Alguns estudos defendem esta tese de perigo para os moradores que estariam expostos e outros trazem opiniões contrárias. Outro fator que os moradores do bairro temiam, era o vento. Segundo estes, nestas ocasiões a torre balançava muito. Segundo a vereadora, em 2016 foi colocada essa situação para os candidatos a prefeito durante campanha eleitoral. Fabiana diz que cada um deles apresentou uma proposta diferente para solução.  De acordo ainda com Fabiana, o candidato á época Célio Ferraz propôs que, se eleito,  iria conversar amigavelmente com a operadora para a retirada das Torres. O então candidato Ernandes Jose da Silva seguia uma linha diferente, a de acionar a empresa judicialmente , o que ocorreu após sua vitória. Fabiana garante que a maneira escolhida pelo prefeito eleito não estava de acordo com a vontade e decisão da associação dos moradores. A decisão foi tomada tão somente pelo Executivo municipal. Fabiana disse ainda que a operadora Vivo ficou sem tempo hábil para realização da retirada das torres, sem causar transtorno á população. Ela disse que acredita que se tivesse o Executivo optado pela outra maneira de conduzir a situação, a população não sofreria estas consequências.

Reportagem Kadu Fontana

 

Kadu Fontana
Kadu Fontana
Jornalista registrado no MTE desde 2014 , radialista, e proprietário do Portal RKF. www.instagram.com/kadufontana/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!