Estudos de restauração florestal da CBA e UFV são apresentados em congressos nacionais

Colisão entre duas carretas deixa uma pessoa ferida na BR-116 em Muriaé.
12/22/2022
Quatro presos e drogas apreendidas após operação da PM em SJN.
12/22/2022
Exibir tudo

Estudos de restauração florestal da CBA e UFV são apresentados em congressos nacionais

Os resultados da linha de pesquisa de Restauração Florestal da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), realizada em parceria com o Laboratório de Restauração da Universidade Federal de Viçosa (LARF/UFV), têm se destacado em importantes eventos científicos nacionais. As apresentações, que aconteceram em novembro, compartilham com a sociedade científica projetos inovadores em prol da sustentabilidade ambiental na mineração de bauxita na Zona da Mata Mineira, os quais também podem ser aplicados por outros segmentos, gerando transformações e ações socioambientais positivas que vão além do setor do alumínio.

O professor Sebastião Venâncio Martins, coordenador do LARF, ministrou uma palestra sobre “Técnicas alternativas de restauração florestal”, durante a Semana de Estudos Florestais, evento promovido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Em sua apresentação, o professor detalhou como funciona o plantio com mudas altas, projeto inovador da Companhia que vem mudando a paisagem e atraindo a fauna para corredores ecológicos em Itamarati de Minas e região. A palestra abordou também as técnicas empregadas em projetos de restauração em áreas compensatórias na região, demonstrando como as práticas adotadas trazem resultados positivos para a biodiversidade.

continua após a publicidade

Em Brasília, o professor Venâncio ministrou também palestra sobre “Biodiversidade na restauração ecológica”. A apresentação compôs o Simpósio Nacional sobre Recuperação de Áreas Degradadas (SINRAD), que constitui o maior evento voltado à questão da eficiência dos processos de restauração florestal e reabilitação ambiental na recuperação de áreas, atraindo cada vez mais o público do Brasil e do exterior.

“Nesta palestra, o enfoque foi o retorno da biodiversidade nas florestas restauradas pela CBA. Os resultados vêm sendo monitorados e atestados pelo LARF, por meio de câmeras de fauna e levantamentos botânicos da vegetação local”, destaca o professor Venâncio.

Além do docente, pesquisadores vinculados ao LARF também fizeram apresentações sobre outros estudos ambientais da linha de pesquisa. Os mestrandos Wesley da Silva Fonseca e Patrícia Laviola Ricardo palestraram no Simpósio de Integração Acadêmica (SIA/UFV), divulgando as sínteses dos resultados de projetos de restauração florestal que desenvolveram junto à Companhia.

Para o gerente das Unidades de Mineração da CBA na Zona da Mata Mineira, Christian Fonseca de Andrade, as apresentações foram excelentes oportunidades para divulgar resultados de relevância para a restauração florestal e para a biodiversidade em projetos conectados com a mineração sustentável da CBA. “Tudo isso reforça o compromisso e o empenho da Companhia e da Universidade no trabalho pela mineração sustentável. Os trabalhos conduzidos nas áreas de reabilitação ambiental e restauração florestal, além de gerarem benefícios para o meio ambiente da Zona da Mata Mineira, em especial para os produtores rurais da região, permitem que outros agentes façam uso das técnicas desenvolvidas em conjunto com a UFV em seus projetos ambientais”, afirma.

Fonte : CBA

Kadu Fontana
Kadu Fontana
Jornalista registrado no MTE desde 2014 , radialista, e proprietário do Portal RKF. www.instagram.com/kadufontana/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!