CBA realiza Simulado de Emergência de Barragem presencial em Miraí.

A inauguração do Recanto das Águas nos flashes de Kadu Fontana.
10/22/2022
Bombeiros capturam ouriço dentro de residência em São João del Rei.
10/23/2022
Exibir tudo

CBA realiza Simulado de Emergência de Barragem presencial em Miraí.

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) investe constantemente na segurança de suas operações e em iniciativas de prevenção no entorno de suas Unidades na Zona da Mata Mineira, em conjunto com as Defesas Civis Municipais e Estadual e demais forças de segurança pública.

Para fortalecer essa cultura da segurança e reforçar com a comunidade local ações a serem adotadas em uma eventual situação de emergência, a Empresa realizou dia 20/10, o Simulado Anual de Emergência de Barragem, de forma presencial, em Miraí.

A ação é fundamental para orientar empregados e empregadas e moradores(as) da Zona de Autossalvamento (ZAS) do município sobre como agir de forma preventiva.

continua após a publicidade

O gerente das Unidades da CBA na Zona da Mata Mineira, Christian Fonseca de Andrade, destaca a relevância do exercício para moradores inseridos na ZAS. “A segurança é um valor inegociável para a CBA. É fundamental que a população se familiarize com as sirenes e assimile as rotas de fuga e os pontos de encontro, garantindo a efetividade do plano de emergência da barragem. Esse exercício demonstra o nosso compromisso com os órgãos de segurança pública e com o desenvolvimento da cultura de segurança na região”, reforça.

A ação contou com a participação de 150 moradores, o que representou 73% das pessoas cadastradas na ZAS. Todos(as) os(as) participantes percorreram a rota de fuga, que possui oito pontos de encontro e seis sirenes instaladas.

“Esse simulado é importante para a gente ter ciência do que está acontecendo em nossa comunidade e para ter segurança. Fiz questão de participar este ano e gostei muito da assistência, inclusive nos dias anteriores. Conversaram com a gente, fizeram o convite e trocaram as placas”, diz Delton Macedo da Silva, morador da ZAS.

O simulado faz parte do Plano de Ações Emergenciais para Barragens de Mineração – PAEBM, em alinhamento às práticas de segurança e gestão de barragens, em cumprimento às legislações vigentes (Portaria 70.389/17, da ANM, e Lei Estadual nº 23.291, de 2019). A ação contou com a participação X servidores das Defesas Civis estadual e municipais, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Polícia Militar de Meio Ambiente e profissionais da CBA.

O Simulado

O acionamento das sirenes aconteceu às 14 horas. Moradores deixaram suas casas e percorreram a rota de fuga, devidamente sinalizada com placas informativas, até o ponto de encontro mais próximo, local seguro conforme mapeamento realizado em parceria com as Defesas Civis municipais.

Nos respectivos pontos, os(as) participantes responderam à pesquisa que avalia todas as condições do processo, desde a clareza da mensagem divulgada pelas sirenes até o tempo de chegada, e se o(a) morador(a) teve alguma dificuldade durante o deslocamento. As informações serão usadas para a melhoria contínua das ações de desenvolvimento da cultura de segurança.

Barragem Miraí

A barragem de Miraí, construída em etapa única, opera desde 2008 e atende aos mais altos critérios de segurança. O rejeito contido ali é composto de água, argila, areia e bauxita. A água da barragem é reutilizada no processo de beneficiamento. A Companhia conta também com uma Estação de Tratamento de Água – ETA, que realiza o tratamento da água que retorna para o Rio Preto atendendo a todos os parâmetros legais de lançamento.

continua após a publicidade

Gestão da segurança

A CBA possui um sistema robusto de gestão de segurança de barragens (SIGBAR) que garante a integridade física de suas barragens, contemplando rotinas de monitoramentos quinzenais, mensais e semestrais. As barragens também passam por auditorias externas periódicas, conduzidas por uma empresa independente especializada em geotecnia, e recebem fiscalizações de órgãos públicos responsáveis, possuindo todos os laudos técnicos exigidos por lei, que atestam a integridade e a segurança de suas estruturas.

Sobre a CBA

Desde 1955, a CBA – Companhia Brasileira de Alumínio – atua de forma integrada, da mineração ao produto final. Com capacidade de gerar 100% da energia consumida através de fontes renováveis, a CBA fornece soluções sustentáveis para os mercados de embalagens, transportes, automotivo, construção civil e bens de consumo, além de ser líder em reciclagem de sucata industrial de alumínio. Com a abertura de capital em 2021 (CBAV3), foi a primeira Companhia no segmento a ter ações negociadas na B3. Com receita líquida de R$ 8,4 bilhões em 2021 e R$ 1,5 bilhão de EBITDA ajustado no período, a CBA tem o compromisso de garantir a oferta de alumínio de baixo carbono em parceira com os stakeholders, desenvolvendo as comunidades em que está inserida e promovendo a conservação da biodiversidade. Quer saber mais? Acesse www.cba.com.br.

Fonte : CBA

Kadu Fontana
Kadu Fontana
Jornalista registrado no MTE desde 2014 , radialista, e proprietário do Portal RKF. www.instagram.com/kadufontana/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!