Lobo-guará é visto no entorno da represa de Chapéu D’uvas em JF

PM prende três foragidos da Justiça no mesmo dia em Mar de Espanha.
setembro 6, 2022
Saiu no Diário Oficial: Concurso Bombeiros MG oferece 385 vagas.
setembro 7, 2022
Exibir tudo

Lobo-guará é visto no entorno da represa de Chapéu D’uvas em JF

Um lobo-guará foi avistado, nesta segunda-feira (4), próximo à área de plantio da fazenda experimental que abriga o projeto “Raízes para o Futuro”, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), localizada no entorno da represa de Chapéu D’Uvas, em Juiz de Fora. De acordo com a UFJF, a presença do animal aponta para a recuperação da fauna e flora da região, cujo trabalho de reflorestamento está sendo desenvolvido por pesquisadores e estudantes da universidade.á havia suspeita de que o animal rondava a região desde fevereiro, quando foram encontradas fezes características do animal com sementes de lobeira, encontradas no limite da área de plantio do projeto. O lobo-guará se alimenta de espécies nativas e acaba dispersando as sementes, contribuindo, desta forma, para a recuperação do seu habitat.

continua após a publicidade

O projeto é desenvolvido pelo Núcleo de Integração Acadêmica para Sustentabilidade Socioambiental (Niassa/UFJF), em parceria com a concessionária Via 040, e pelo projeto BEF-Atlantic, em colaboração com a Universidade Técnica de Munique (Alemanha). Em março de 2022, foram plantadas mais de 40 mil mudas na fazenda experimental, próxima à represa. Segundo a instituição, a expectativa é reflorestar 23 hectares de Mata Atlântica.

“A presença do lobo-guará pode indicar disponibilidade de alimentos, além de resultar na chegada de sementes vegetais de outras áreas ajudando na restauração florestal”, apontou o professor do Instituto de Ciências Biológicas, André Amado, por meio de publicação nas redes sociais da universidade.

Foto : UFJF

Fonte: Tribuna de Minas .

Kadu Fontana
Kadu Fontana
Jornalista registrado no MTE desde 2014 , radialista, e proprietário do Portal RKF. www.instagram.com/kadufontana/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: O conteúdo está protegido !!