Projeto “Geloteca” em Bicas incentiva o interesse pela leitura nas ruas da cidade

Serraria x Figueira revivem clássico 30 anos depois no noroeste fluminense.
06/06/2022
Atropelamento no centro de SJN deixa duas pessoas feridas.
06/06/2022
Exibir tudo

Projeto “Geloteca” em Bicas incentiva o interesse pela leitura nas ruas da cidade

Alex Almeida  nasceu e foi criado em Bicas MG na Zona da Mata mineira  e atualmente mora em Araraquara no interior de São Paulo, onde por lá existe um projeto que consiste em várias geladeiras recicladas, espalhadas pela cidade que disponibilizam livros gratuitos á população.

Ele resolveu então entrar em contato com a prefeitura de sua cidade natal. Alex conta que seus pais ainda moram em Bicas e sua mãe tinha uma geladeira sobrando em casa. Então ele sugeriu começar com a dela. Esse foi o pontapé inicial do projeto que saiu do papel em abril deste ano”, explica.

continua após a publicidade

Atualmente, Bicas conta com  oito “gelotecas” espalhadas por pontos estratégicos da cidade, de acordo com o secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Bicas, Carlos Webster Ferreira del Lhano. Além de estarem nas praças principais da cidade, outras três foram colocadas em bairros mais afastados do Centro. “A ideia é fazer com que as crianças, principalmente, apresentem interesse pela leitura e encontrem divertimento nisso.” As geladeiras foram doadas pela população, a partir de um anúncio feito no site da prefeitura; já os livros, foram disponibilizados pela Prefeitura.


Carlos explica que os livros abordam os mais variados assuntos. Qualquer pessoa pode pegá-los. Mas é necessário, no entanto, que ele seja devolvido após lido. Para isso, a Prefeitura também colocou um papel com caneta para que os títulos e a identificação de quem pegou sejam colocados. Isso, de acordo com ele, é também uma forma de analisar os livros que despertam mais interesse para quando houver reposição. Por causa disso, eles também percebem em quais bairros os livros estão girando mais. E, até então, nos bairros mais carentes eles giraram mais.

Fonte : Tribuna de Minas

 

Kadu Fontana
Kadu Fontana
Jornalista registrado no MTE desde 2014 , radialista, e proprietário do Portal RKF. www.instagram.com/kadufontana/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!