Covid: Taxa de transmissão no Brasil é a menor desde abril de 2020

PM apreende 1.592 papelotes de cocaína em São João Nepomuceno.
outubro 11, 2021
Zona da Mata tem quatro projetos para implantação de trens turísticos.
outubro 13, 2021
Exibir tudo

Covid: Taxa de transmissão no Brasil é a menor desde abril de 2020

A taxa de transmissão do novo coronavírus Sars-CoV-2, causador da Covid-19, caiu nesta semana para o menor nível registrado no Brasil desde abril de 2020, quando teve início a medição, de acordo com o Imperial College de Londres.

Segundo os pesquisadores, o índice conhecido como Rt chegou a 0,60 nesta segunda-feira (11). Isso significa que cada 100 brasileiros contaminados transmitem o vírus para outras 60 pessoas (a margem de erro varia entre 0,24 e 0,79).

continua após a publicidade

Resumidamente, um ritmo de contágio maior do que 1 representa o aumento da contaminação coletiva, enquanto o indicador inferior a 1 aponta uma tendência de recuo na transmissão do vírus.

Há duas semanas, de acordo com o relatório anterior do Imperial College, o Rt no Brasil encontrava-se em 1,04. Durante praticamente todo o ano de 2021, o índice vinha ficando sempre acima da casa dos 0,8, tendo alcançado o seu patamar máximo (1,23) em março, no pico da chamada “segunda onda” no país.

Vale destacar que, segundo o próprio Imperial College, a precisão da estimativa depende da qualidade dos dados produzidos no país. Além disso, trata-se de uma média nacional, ou seja, não significa que o ritmo de contágio esteja retrocedendo de forma homogênea por todos os Estados e regiões.

De todas as formas, os especialistas alertam que as melhoras nos índices não devem servir de pretexto para o relaxamento das medidas de prevenção, como o uso de máscaras e o distanciamento.

Até o momento, segundo dados das Secretarias de Estado de Saúde, aproximadamente 70% da população já foi alcançada com ao menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19, e 46,7% dos brasileiros completaram o esquema vacinal (duas doses, dose única e/ou dose de reforço).

Ainda de acordo com as secretarias estaduais, a Covid já matou 601.213 brasileiros desde o início da pandemia.

Fonte : Jornal O Tempo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!