CBA mantém aprovação em certificação de monitoramento ambiental.

Polícia Civil deflagra operação para coibir maus-tratos a animais em JF.
agosto 30, 2021
“Segura que eu quero ver!” Marcos André vence mais um torneio de Damas.
agosto 31, 2021
Exibir tudo

CBA mantém aprovação em certificação de monitoramento ambiental.

Motivada pelo compromisso com a excelência operacional em todos os seus processos, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) recebeu a atualização de um importante atestado de qualidade. O Laboratório Químico da Zona da Mata manteve a Certificação ISO 17.025, que chancela sua aptidão para coletas e análises do monitoramento hídrico, trazendo mais agilidade e confiabilidade na busca da CBA pelos mais altos padrões de monitoramento ambiental.

A ISO 17.025 é uma norma técnica aplicada a laboratórios de ensaios e calibrações, com objetivo de garantir a confiabilidade dos resultados. A auditoria foi realizada pela Rede Metrológica de Minas Gerais (RMMG) e, no total, foram avaliados 32 métodos de análises, incluindo a amostragem de águas superficiais, efluentes/residuais e água tratada.

A manutenção do escopo se deu por meio da estruturação do Laboratório de Microbiologia, incluindo a implantação de uma sala para a realização dos ensaios microbiológicos. Também foram incluídos os ensaios do laboratório de análises de bauxita, que obteve êxito na certificação de alumina aproveitável, sílica reativa e recuperação de lavagem, parâmetros fundamentais no controle de qualidade da bauxita.

continua após a publicidade

De acordo com o gerente das unidades da CBA na Zona da Mata, Christian Fonseca de Andrade, a certificação ISO 17.025 reforça, também, a qualidade e a confiabilidade das análises de bauxita, trazendo a conceituação e os guidelines necessários para avaliação de bens minerais, de forma a garantir rastreabilidade e reprodutibilidade para a jazida certificada. “Com essa conquista, a CBA reafirma seu compromisso com a melhoria contínua e a busca pela excelência do monitoramento hídrico, tendo a capacidade de atender 100% da demanda interna de análises ambientais de suas unidades de mineração da Zona da Mata”, completa.

Sobre a CBA

Desde 1955, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) produz alumínio de alta qualidade de forma integrada e sustentável. Com capacidade instalada para produzir 100% de energia vinda de hidroelétricas próprias, a CBA minera a bauxita, transforma em alumínio primário (lingotes, tarugos, vergalhões e placas) e produtos transformados (chapas, bobinas, folhas e perfis). Em estreita parceria com seus clientes, a CBA desenvolve soluções e serviços para os mercados de embalagens e de transportes, conferindo mais leveza, durabilidade e uma vida melhor. A CBA está bem perto de você. Acesse: www.cba.com.br.

Fonte e fotos: Divulgação CBA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!