Cerca de 240 cães e gatos incluindo os de rua, serão castrados nos dias 17, 18 e 19 de agosto em Rio Novo MG (22 km de São João Nepomuceno). O “castramóvel” está estacionado no Estádio Murilo de Castro, o Campo do Prainha FC na Avenida Dr. Candido de Oliveira Ribeiro. A campanha é da Organização Não Governamental Aliança Juizforana pela Defesa dos Animais (ONG Ajuda).
Os animais esterilizados foram cadastrados e agendados portanto não há mais vagas para atendimento, informa a coordenadora da ONG AJUDA fundada em 2012, Talita Duarte Oliveira. Conforme Talita informou ao Portal RKF, a ação na cidade conta com o apoio da Prefeitura de Rio Novo e do vereador Thárik Gouvêa Varoto.
Vereador Thárik
A coordenadora reforça também que toda ação só é possível por causa do deputado estadual por Minas Gerais Noraldino Júnior, pois ele foi o autor da emenda parlamentar pela qual foi possível adquirir o veículo e se tornou o principal parceiro da mesma, possibilitando hoje ajudar diversas ONGs em todo o Estado e vários protetores independentes.
continua após a publicidade
O deputado fez propostas de emendas na lei orçamentária que permitiram a destinação de recursos para esses fins, que foram concretizadas com o maior programa de castração de cães e gatos e educação humanitária e ambiental da história do estado, colocando Minas Gerais na vanguarda. Com a destinação de emendas parlamentares de sua autoria, foi possível criar o programa dos castramóveis.
Deputado Noraldino Júnior
Segundo especialistas, a castração é importante, pois não só previne a gravidez. Ela protege o animal de diversas doenças que podem matar, como o tumor. Nas fêmeas ela previne o câncer de mama e nos machos o de próstata. Por isso, quando mais cedo o animal for castrado melhor.
Ainda de acordo com Talita, existe um cronograma a ser seguido:
A equipe inicia os trabalhos ás 07h30 da manhã recebendo os gatos. Entre 08 e 09 horas recebe as cadelas e a partir de 10 horas, os cães machos e não há horário pré-definido para o encerramento dos trabalhos diários. Os animais ao chegarem no local de atendimento são identificados, pesados, avaliados , sedados, raspados , anestesiados e após passam pelo processo de castração. Após a cirurgia, os animais ficam de repouso em local adequado e cobertos
Talita estima que 240 animais deverão ser castrados até esta quinta-feira 19/08, quando os trabalhos serão encerrados. Só neste primeiro dia, 67 animais foram atendidos. Participam desta ação os seguintes profissionais :
Coordenadora: Talita Duarte Oliveira
Educadora ambiental: Renata Aparecida Jardim Santos e Silva
Auxiliar de veterinária: Iuri Antonio Leandro Lemos
Motorista: Daniel da Silva Ferraz
Veterinários:
Cinthia dos Santos Pereira
Adriano Pedreira Luciano
Ingrid Jost Ennes Mariense
Reportagem: Kadu Fontana