ORGULHO: SANJOANENSE NASCIDO EM ROÇA GRANDE GANHA O PRÊMIO JABUTI 2017 EM SÃO PAULO.

HOMEM SUSPEITO DE REALIZAR “DDD-DISQUE DROGAS DELIVERY ” É PRESO EM GOIANÁ MG.
dezembro 7, 2017
TRANSEXUAL CONQUISTA RESPEITO E LUGAR NO MERCADO DE TRABALHO EM S.J.NEPOMUCENO.
dezembro 7, 2017
Exibir tudo

ORGULHO: SANJOANENSE NASCIDO EM ROÇA GRANDE GANHA O PRÊMIO JABUTI 2017 EM SÃO PAULO.

Na quinta-feira, dia 30/11, aconteceu no Auditório Oscar Niemeyer em São Paulo a entrega da premiação do 59ª edição do Prêmio Jabuti , O MAIOR PRÊMIO LITERÁRIO DO BRASIL. Para a satisfação de todos sanjoanenses , o 1º lugar na categoria Engenharias e Tecnologias foi para Delmárcio Gomes da Silva, de 31 anos de idade, natural de São João Nepomuceno mais precisamente no distrito de Roça Grande , distante 5 kms do centro da cidade. Nascido e criado em Roça Grande, distrito de São João Nepomuceno – MG, Delmárcio, que é filho de Delzene Janer da Silva e Marisa Aparecida Gomes e neto do Sr. Delvaux Rodrigues da Silva (Sr. “Delvô” da Roça Grande), estudou até os 18 anos nas escolas públicas da cidade, passando pela Escola Municipal Dr. João Cavalheiro no fundamental I em Roça Grande, e depois, concluindo o fundamental II e o Ensino médio, no Polivalente.

Trabalhou quando adolescente como vendedor de pão e ajudando na produção e venda do Fubá Roça Grande, uma atividade mantida pela família ao longo dos anos, mas fui buscar nos estudos uma formação profissional e em 2005, ingressou no curso de Química na Universidade Federal de Juiz de Fora.Em dezembro de 2009 formou-se em Química pela UFJF e já em março de 2010 mudou-se  para São Paulo, para fazer doutorado em Química na USP. Entre 2010 e 2014, dedicou-se á pesquisas para produzir uma tese na área da Nanotecnologia aplicada a exploração de petróleo e com isso, obteve em abril de 2014, o título de Doutor em Ciência pela Universidade de São Paulo. Entre 2014 e 2016, trabalhou também  como pesquisador para a Petrobras e em novembro de 2016, ocorreu o lançamento do livro.

Em 2017,29 categorias estiveram em disputa  incluindo duas novidades: História em Quadrinhos e Livro Brasileiro Publicado no Exterior. Ao todo, a edição 2017 recebeu 2.346 inscrições. A apresentadora de televisão MARÍLIA GABRIELA foi a mestre de cerimônia.

Atualmente é Professor Contratado pela Universidade de São Paulo – USP, no Departamento de Química Fundamental do Instituto de Química (IQ – USP) em jornada de 12 horas semanais, onde atua como docente do curso de graduação em Química. No primeiro semestre de 2017, foi professor de Nanotecnologia no Colégio Santa Cruz (SP). Trata-se do 1º projeto de ensino no Brasil a desenvolver uma disciplina de Nanociência e Nanotecnologia para alunos do ensino médio. Continua desenvolvendo projetos de ensino de nanotecnologia com instituições públicas e privadas de São Paulo.

A obra : NANOTECNOLOGIA EXPERIMENTAL da Editora Blucher, de autoria  de Delmárcio, juntamente com o Prof. Henrique Toma, professor titular do Instituto de Química da USP e com o pesquisador Ulisses Condomitti foi a grande vencedora .

Nanotecnologia é a nova revolução da Ciência do século XXI e ela trabalha com objetos entre 1 e 100 nanômetros. Para se ter uma ideia, em 1 metro há 1 bilhão de nanômetros. A espessura de uma folha de jornal tem cerca de 100.000 nanômetros de espessura, já o DNA humano tem apenas 2,5 nanômetros de diâmetro. Agora pense: a menor divisão da régua, 1 mm, dividida 1.000.000 vezes. Isso é nanotecnologia! Isso é a dimensão nanométrica!

 

DECLARAÇÃO : Em depoimento á imprensa paulista , o sanjoanense declarou : “Ouvir meu nome sendo anunciado pela brilhante Marília Gabriela em uma cerimônia linda, muito bem organizada pela CBL – Câmara Brasileira do Livro – e que para nós, ficará gravada para sempre na memória e na história do Prêmio e claro, no nosso currículo.Neste dia tão especial pude viver a generosidade que nos é dada nas bençãos de Deus, pois quisera Ele, que no meu primeiro livro nós ganhássemos o Prêmio Literário mais importante no Brasil. Ao lado do Prof. Henrique Toma e do meu amigo Ulisses Condomitti, vivi tudo isso com profunda gratidão!Quero dividir essa alegria com você que ao ler essa mensagem sinta e sabe que faz parte da minha história: minha Família, meus sobrinhos(as) & primos(as), aos amigos de infância e os que fiz ao longo da minha vida. Quero especialmente dedicar esse prêmio aos meus professores da Roça Grande, os do Polivalente, com os meus mestres que me ensinaram/apresentaram a Química da UFJF e com os que tive no doutorado aqui na USP… tudo isso só faz sentido se eu reconhecer que vocês cederam seu tempo, o conhecimento e o carinho para me orientar nos estudos e na vida!Obrigado a todos os professores que me inspiraram até aqui. Vocês me permitiram (e permite) construir e acumular o maior dos tesouros: O CONHECIMENTO!”

ABAIXO O MOMENTO DO ANÚNCIO E ENTREGA DA PREMIAÇÃO POR MARÍLIA GABRIELA.

 

Kadu Fontana
Kadu Fontana
Jornalista registrado no MTE desde 2014 , radialista, e proprietário do Portal RKF. www.instagram.com/kadufontana/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: O conteúdo está protegido !!