
Acidente na MG-126 em Bicas deixa um morto e três feridos.
06/07/2026Caso reacende debate sobre a lentidão e as dificuldades na regulação de vagas do SUS em Minas Gerais.
A jovem Rebeca, de 32 anos, moradora em Mar de Espanha faleceu neste sábado após ser transferida em estado grave para um hospital no município de Oliveira (MG) após ação judicial contra o estado de Minas Gerais. A paciente, que deixa marido e filhos pequenos gêmeos, mobilizou esforços das equipes de Saúde de São João Nepomuceno e de Mar de Espanha, mas não resistiu à gravidade de seu quadro clínico após uma complexa operação de transferência.
De acordo com informações publicadas pelo Portal RKF, a liberação da vaga hospitalar só ocorreu após o acionamento judicial do Estado de Minas Gerais. Rebeca Cardoso deu entrada no Pronto Atendimento médico de São João Nepomuceno para realizar uma consulta da última quinta-feira 2 de junho. Infelizmente o quadro dela evoluiu de uma forma não positiva.
Para viabilizar o deslocamento, uma força-tarefa foi montada:
A paciente foi levada do pronto atendimento de São João Nepomuceno até o Aeroporto Regional da Zona da Mata, em Goianá, neste sábado pela manhã por meio de uma ambulância de UTI particular.
continua após a publicidade
Do aeroporto, Rebeca foi transferida de avião particular até a cidade de Oliveira, onde receberia o tratamento especializado. Infelizmente, o óbito foi confirmado pouco após a chegada à instituição de destino.
Gargalo na regulação de vagas:
O caso de Rebeca expõe, mais uma vez, os desafios crônicos enfrentados pela população da Zona da Mata em relação à morosidade na transferência de pacientes que necessitam de leitos de alta complexidade.

Atualmente, o sistema de saúde de Minas Gerais passa por um período de transição tecnológica. As vagas, que antes eram geridas exclusivamente pelo sistema SUS Fácil estão sendo gradualmente migradas para a Core MG (Central de Operações para Regulação Estadual).
A reportagem completa está no Portal RKF que se sensibiliza e presta nossas condolências a todos os familiares neste momento tão difícil.

