Policiais militares distribuem 100 pacotes de balas para crianças em Rio Novo.

Calorão dá trégua no fim de semana mas temperatura volta a subir segunda
09/27/2024
PM participa de festa de aniversário de aluna em escola de Mar de Espanha
09/27/2024
Exibir tudo

Policiais militares distribuem 100 pacotes de balas para crianças em Rio Novo.

Os policiais militares sargento Augusto e cabo Rocha distribuiram nesta sexta-feira 27 de setembro, cerca de 100 pacotes de balas para as crianças na cidade de Rio Novo MG, na Zona da Mata mineira.

A ação comunitária foi de iniciativa da dupla e a criançada fez a festa.

Continua após a publicidade

Popularmente celebrado em 27 de setembro — embora marcado no dia 26 de setembro no calendário da Igreja Católica — o Dia de Cosme e Damião transcende a distribuição de bolos, balas, pirulitos e outras guloseimas, sendo uma data repleta de simbolismo.

A morte dos irmãos santos gêmeos teria acontecido em um 27 de setembro e, por isso, a data ficou associada aos padroeiros. Até 1969, a data era unânime, mas a partir de uma reforma no calendário católico foi decidido que Cosme e Damião seriam celebrados um dia antes.

A decisão tentou evitar um choque de datas com São Vicente de Paulo, cuja morte, comprovadamente, foi em 27 de setembro. No caso dos irmãos, o dia da morte não tem confirmação.

E os doces?
Na prática, a festa no Brasil ocorre em 27 de setembro. Até porque nas religiões afro-brasileiras é neste dia que se celebra o orixá Ibeji, uma entidade infantil que costumeiramente é sincretizada com São Cosme e São Damião, com distribuição de saquinhos de doces às crianças.

A origem do ato passa longe, no entanto, da história dos dois irmãos.

“Na época da colônia, o catolicismo era imposto a indígenas e negros, então uma forma de camuflar era venerar as entidades com as imagens de santos católicos. E isso aconteceu com Cosme e Damião, que foram identificados com orixás crianças, muito alegres. E isso ficou associado a festas e doces, principalmente no Nordeste”.

Portal RKF

Kadu Fontana
Kadu Fontana
Jornalista registrado no MTE desde 2014 , radialista, e proprietário do Portal RKF. www.instagram.com/kadufontana/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!