No próximo dia 23 de agosto, o Aeroporto da Zona da Mata localizado entre Rio Novo e Goianá, celebra 12 anos de operações com voos regulares. O início desta importante trajetória ocorreu em 2011, quando um ATR-72 da Azul pousou pela primeira vez no empreendimento, dando início às operações comerciais da companhia na região mineira. Na ocasião, o voo teve como origem o Aeroporto Viracopos (SP), destino atualmente operado pela companhia juntamente com as frequências para o Aeroporto de Confins (MG).
Além do aniversário de inauguração, a Concessionária tem mais um motivo para comemorar: julho de 2023 registrou pico de movimentação, se consolidando o mês com maior número de passageiros atendidos ao longo da história do Aeroporto.
No total, foram 22.321 embarques e desembarques por meio dos voos regulares operados pelas companhias GOL, Azul e LATAM. Ao considerarmos a movimentação total do ano de 2023, a média mensal é de cerca 17.565 viajantes atendidos nas chegadas e partidas.
“Desde o ano passado, a malha aérea do Aeroporto passou por ampliações significativas. Dentre elas, destacamos o início das operações da LATAM, a inclusão de novas frequências da Azul para Confins (MG) e a retomada das operações da GOL com o Boeing 737. O incremento da oferta foi muito bem recebido pela região, que apresenta demanda relevante pelo transporte aéreo”. afirma Flávio Santos, Superintendente do Aeroporto da Zona da Mata.
“Estamos otimistas com o desempenho da Zona da Mata, região que demonstra sólido protagonismo nas viagens a negócios e tem apresentado potencial significativo para as viagens a lazer. Temos um compromisso inegociável com a segurança e a eficiência das operações do Aeroporto, atributo fundamental para o crescimento estruturado da oferta de voos”, pontua Marcelo Bisordi, Diretor de Aeroportos da Socicam.
Movimentação de passageiros do Aeroporto da Zona da Mata no ano de 2023
Atualmente, o Aeroporto atende voos regulares da Azul para Viracopos (SP) e Confins (MG), da GOL para o Aeroporto de Congonhas (SP) e da LATAM para o Guarulhos (SP). As passagens podem ser adquiridas diretamente nos sites das companhias aéreas.
Previsão de novos voos
A partir do dia 30 de outubro, a Azul Linhas Aéreas prevê aumentar de quatro para seis a frequência semanal de voos com destino ao Aeroporto de Confins (MG). A rota, atualmente disponível às segundas, quartas, sextas e domingos, também será oferecida às terças e quintas.
Além do aumento da oferta, a Azul prevê alterar o horário dos voos. Serão chegadas na Zona da Mata às 14h10 e partidas às 14h45 rumo à capital mineira. Vale destacar que, até o dia 30 de outubro, as operações permanecem com pousos às 18h05 e decolagem às 18h45. As viagens continuarão sendo realizadas pelos modelos ATR-72, com capacidade para 72 passageiros.
O Aeroporto da Zona da Mata
O Aeroporto da Zona da Mata é a principal opção de transporte aéreo para atendimento a Juiz de Fora e toda a região. O empreendimento conta com infraestrutura moderna, Wi-Fi gratuito, amplo saguão para passageiros e usuários, capacidade para 600 mil passageiros/ano, além da segunda maior pista de Minas Gerais, com 2.525 metros.
O Aeroporto da Zona da Mata também é o primeiro do Brasil a obter a Certificação LEED Gold, um selo sustentável internacional que tem por objetivo incentivar a diminuição de impactos ambientais em edificações e suas operações. Para isso, o Aeroporto implementou uma série de adequações na destinação dos resíduos e na redução do consumo de energia elétrica, de água e de combustíveis.
A Concessionária é formada pela Socicam, líder no segmento de infraestrutura de mobilidade no Brasil, e pela CBCE, referência em comércio exterior e pioneira em logística na sua área de prestação de serviços.
Fonte: Assessoria de Comunicação: MOV Comunicação Integrada
1 Comment
Um aeroporto na zona da mata, com um serviço de qualidade tende a se ampliarr e em breve receberá uma clientela vinda do Rio de Janeiro.
Este serviço será de grande valia