Após a farmacêutica Sanofi Medley anunciar que está recolhendo lotes de Losartana Potássica, da marca Medley, muitas pessoas ficaram em dúvida sobre os motivos para a devolução do medicamento.
O anúncio de recolhimento voluntário e preventivo dos lotes foi anunciado no dia 3 de fevereiro. O medicamento será recolhido para retornar ao mercado posteriormente com um ingrediente farmacêutico ativo (IFA) ajustado.
A Losartana Potássica é usada para tratamento de hipertensão arterial, combate a doenças cardíacas e proteção dos rins em pacientes com Diabetes tipo 2.
continua após a publicidade
De acordo com a empresa Sanofi Medley, o recolhimento do medicamento é uma medida de precaução, já que foi constatada a presença de impurezas mutagênicas na fórmula do produto.
Tais impurezas são substâncias que podem alterar o DNA de uma célula e aumentar o risco de câncer a longo prazo.
A farmacêutica destacou que o recolhimento do remédio é em consonância com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) juntamente com órgãos regulatórios de outros países além do Brasil.
Losartana potássica + hidroclorotiazida 50 mg + 12,5 mg; Losartana potássica + hidroclorotiazida 100 mg + 25 mg; Losartana potássica 50 mg; Losartana potássica 100 mg.
Para os consumidores do medicamento, a devolução é realizada de maneira gratuita. Porém, é recomendado que o paciente consulte o médico para se orientado sobre como devolver o medicamento e como continuar o tratamento.
São Paulo, 7 de março de 2022 – A Sanofi e a Medley esclarecem, diferente de informações que circulam em plataformas públicas de comunicação, que o recolhimento dos lotes de comprimidos de losartana da marca Medley é voluntário e preventivo.
A ação acontece em consonância com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e em conjunto com órgãos regulatórios de outros países, após a verificação da presença de impurezas mutagênicas nos produtos que, eventualmente, pode aumentar o potencial risco do surgimento de eventos adversos em longo prazo. É importante esclarecermos que até o momento não existem dados para sugerir que o produto que contém a impureza causou uma mudança na frequência ou natureza dos eventos adversos.
Em linha com nossa transparência e foco na segurança de nossos pacientes, realizamos este recolhimento como uma medida de precaução.
O recolhimento engloba todos os lotes dos produtos (comprimidos):
Após ajustes no Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), todos os produtos voltarão ao mercado e sua demanda será regularizada.
Importante: não há risco imediato em relação ao uso das medicações contendo losartana e os pacientes não devem interromper seu uso. O risco para a saúde ao descontinuar abruptamente estes medicamentos sem consultar um médico ou sem um tratamento alternativo é maior do que o risco potencial apresentado pela impureza em níveis baixos.
Em caso de dúvidas sobre o tratamento, o médico deverá ser consultado.
Este recolhimento não apresenta custo ao paciente. Caso possua qualquer lote desses produtos, por favor, contate o SAC da Medley 0800-703-0014.
Atenciosamente,
Sanofi Medley Farmacêutica.