O governador Romeu Zema (Novo) assinou, na tarde desta quarta-feira (22), um decreto para o incentivo do uso de Gás Natural Veicular (GNV), em Minas. Segundo o documento, os veículos novos, fabricados no Estado, cujo motor de propulsão seja movido a gás natural, terão benefícios especiais, como a isenção do pagamento de IPVA.
Para isso, a instalação deve ser feita no mesmo ano em que o carro for fabricado e é obrigatória a certificação pelo Inmetro. A medida foi anunciada durante encontro do governador com representantes da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), em Betim, na região metropolitana da capital.
A parceria prevê que a empresa multinacional fabrique veículos com motores predispostos ao uso de Gás Natural Veicular (GNV) e biometano.
continua após a publicidade
A Fiat disponibilizará pessoal técnico para que, em conjunto com a Gasmig, possa buscar fomento à inovação e alternativas tecnológicas a partir dos testes e uso do GNV e gás biometano.
A disponibilização da estrutura fabril, de laboratórios, equipe operacional e técnica vai facilitar a maximização da eficiência energética do combustível, buscando, por exemplo, o desenvolvimento de materiais mais leves, alternativos e soluções de baixo custo. Toda a logística necessária para a realização do abastecimento dos veículos com gás natural será realizada pela Gasmig.
Fonte : BHAZ