A reportagem do PORTAL RKF esteve nesta tarde de quinta-feira 14 de fevereiro,no Demutts – Departamento Municipal de Transporte, Trânsito e Segurança de São João Nepomuceno de encontro ao diretor, Capitão André Felipe do Monte. O assunto em pauta : algumas imagens que chegaram até a redação de possível superlotação e má acomodação de alunos em ônibus escolar que faz o transporte destes da zona rural para cidade e vice-versa. O Capitão não se esquivou do problema , assumiu alguns erros , mas esclareceu alguns pontos e garantiu que esta situação não mais ocorrerá.
As imagens abaixo mostram muitos alunos em pé e outros sentados ou na frente no painel do ônibus que trafegava no horário de 11h45 sentido distrito de Roça Grande, distante 5 km da cidade.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Acompanhado do coordenador de transporte, Vivaldi Dávila do Carmo Archângelo, o diretor destacou alguns pontos que levaram a esta situação.
- Alguns alunos hoje transportados com o transporte rural, não realizaram até hoje o seu cadastramento,fazendo que com isso a demanda seja maior que a calculada.
- Número reduzido de motoristas disponíveis. De acordo com Capitão Felipe, haviam antes das demissões dos contratos temporários, 09 motoristas á sua disposição e esse número foi reduzido a 02 após o procedimento. Nesta semana segundo ele, é que este número está perto de ser regularizado, pois deverá passar a contar com um número de 08 condutores para a pasta da Educação. Com isso o Demutts poderá disponibilizar um carro extra para regularizar esta situação.
- Falta de orientação de como proceder corretamente ao motorista. De acordo com o diretor de transporte Vivaldi, o motorista alegou que haviam no referido ônibus 54 alunos sendo que a capacidade do ônibus é para 60 alunos. O problema é que os 60 lugares seriam para crianças sentadas e o ônibus transporta adolescentes, que ocupam um espaço maior entre os assentos disponíveis. O motorista sensibilizado com esta situação, e tentando evitar que alguns alunos ficasse impedidos de chegar a seu destino, assumiu o risco de levá-los fora dos padrões de segurança. Ele já teria sido orientado a não proceder mais desta maneira.
- O Capitão Felipe salienta ainda que os alunos têm também que ter sua parcela de colaboração. Existem segundo ele, muitas citações de alunos que se recusam a sentar-se próximo a outros por questões de inimizades o que acarretaria também no agravamento desta situação.
- Por fim orienta o diretor que OS PAIS QUE AINDA NÃO CADASTRARAM SEUS FILHOS DEVEM FAZÊ-LO IMEDIATAMENTE PROCURANDO A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, SOB PENA DE PERDA DO BENEFÍCIO DO TRANSPORTE RURAL.
Fotos : redes sociais
REPORTAGEM : KADU FONTANA