S.J.Nepomuceno: comercialização de túmulos “paredões” e transversais no cemitério gera polêmica.

SERVIÇÃO : Seis pessoas detidas pela PM quando embalavam drogas em Bicas.
08/18/2018
Suspeitos fogem ao avistar a PM mas espingarda polveira é apreendida em S.J.Nepomuceno.
08/19/2018
Exibir tudo

S.J.Nepomuceno: comercialização de túmulos “paredões” e transversais no cemitério gera polêmica.

A reclamação de uma proprietária de um jazigo no Cemitério Municipal de São João Nepomuceno, deve desencadear e provocar um debate importante na Câmara Municipal , quanto á organização , construção e venda de túmulos na cidade. O Jornal ” Voz de São João ” em sua edição nr 5.575 traz uma reportagem baseada em imagens do Repórter Kadu Fontana, que esteve no cemitério para conferir algumas denúncias de que a prefeitura teria autorizado a construção de “puxadinhos” entre os túmulos existentes em partes do cemitério, visando abrir espaços para beneficiar novos compradores.Jazigos mais antigos, adquiridos a pesos de ouro, com frente para as vias de trânsito, dentro do cemitério, as áreas estão sendo reduzidas para dar lugar a novos vizinhos.

A reclamante e familiares,que ainda preferem não se identificar, ao visitarem o túmulo, se depararam com  a construção de outro túmulo de “maneira irregular”. A irregularidade denunciada, como consta na reportagem do semanário, já teria sido admitida pela própria prefeitura. De acordo com os administradores, a medida foi tomada pela escassez de espaço.

Ainda de acordo com  o semanário, nenhum vereador da cidade teria levado o caso para o plenário da Câmara,existindo ainda reclamações quanto á transparência  da comercialização dos jazigos, bem como os registros dos túmulos estão bagunçados e sem qualquer ordenamento de titularidade, existindo casos em que não é possível localizar perfeitamente o local do túmulo. A continuidade da construção, consideradas inadequadas, além de impedir acessibilidade, importará em obstruir o sepultamento nos túmulos existentes, o que poderá ocasionar constrangimento e transtornos futuros num momento tão delicado.

Sem contar na parte estética do cemitério que está seriamente prejudicada , pois os túmulos novos edificados são verdadeiros paredões.

NOTA DA REDAÇÃO RKF : o jornalista Kadu Fontana esteve na Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano , onde conversou com o o Secretário Dr. Milton Salgado Filho. Expusemos algumas imagens ao mesmo e indagamos sobre o assunto. O Secretário nos informou que as obras dos túmulos transversais e os de três “gavetas ” foram autorizados pelo mesmo por não haver outra alternativa, de acordo com seu ponto de vista.Segundo ele, o cemitério municipal não possui mais espaço físico para construção de novos túmulos e ele espera que para que no ano de 2019 seja possível a ampliação em caráter de urgência do local, em terreno ao lado á esquerda, adquirido pela prefeitura municipal.

Sobre o espaçamento entre um túmulo mais antigo e os mais novos , ele acredita que tudo tenha sido edificado dentro das normas  legais, salientando que mesmo em algumas situações de túmulos mais antigos, este problema já existia. Porém ficou de estudar a possibilidade de estender um pouco este distanciamento.

Mostramos as imagens acima ao Secretário, onde dois túmulos “gigantes “construídos, estão com altura acima do muro de uma residência que faz divisa ao cemitério. O caso foi citado por um morador que acredita que sua residência tenha ficado vulnerável a pessoas mau intencionadas que podem fazer do túmulo um trampolim para alcançar o quintal de sua propriedade. Neste caso específico, o Secretário admitiu o erro e a tendência é que a prefeitura arque com as despesas da complementação da altura do muro deste morador.

Quanto á denúncia de irregularidades citadas na reportagem como, organização, construção e comercialização irregulares, o Secretário disse não terem chegado a seu conhecimento de modo oficial, porém afirmou que caso sejam consumadas estas reclamações, ele iniciará apuração dos fatos imediatamente .

NA ÚLTIMA SEGUNDA-FEIRA 13/08 O CEMITÉRIO MUNICIPAL PASSOU A TER UM NOVO ADMINISTRADOR. 

REPORTAGEM VOZ DE SÃO JOÃO com informações e imagens do REPÓRTER KADU FONTANA .

Kadu Fontana
Kadu Fontana
Jornalista registrado no MTE desde 2014 , radialista, e proprietário do Portal RKF. www.instagram.com/kadufontana/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!