Guarará celebra tradição e música com o 10º Encontro de Bandas

Polícia Militar apreende drogas em SJN durante atendimento a ocorrência doméstica
06/29/2026
Polícia Militar apreende drogas em SJN durante atendimento a ocorrência doméstica
06/29/2026
Exibir tudo

Guarará celebra tradição e música com o 10º Encontro de Bandas

O domingo, dia 28 de junho de 2026, foi marcado por uma atmosfera de celebração e musicalidade em Guarará. Encerrando a programação do Festival de Inverno da cidade, o município sediou o 10º Encontro de Bandas, um evento que reuniu talentos de diversas cidades de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, reafirmando a força das tradições musicais na região.

O Portal RKF acompanhou de perto cada momento desta festividade, que transformou as ruas e praças da cidade em um grande palco a céu aberto.

Logística e Acolhimento
A organização do encontro priorizou o bem-estar dos músicos desde a chegada. A partir das 7h30, as bandas foram recepcionadas no trevo principal da cidade e conduzidas à Escola Municipal Ferreira Marques para um café da manhã de boas-vindas. Cada participante recebeu uma identificação especial, garantindo o acesso facilitado às refeições oferecidas ao longo do dia.

A Celebração
Às 9h, o tradicional “Bandão” iniciou seu desfile na Praça Afonso Leite. O cortejo seguiu em direção à Praça do Divino, onde ocorreu a abertura oficial do evento. Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, o público acompanhou a bênção do Padre Luiz Eduardo e discursos de agradecimento, sob a condução da cerimonialista Marina Cabral.

O destaque da programação ficou por conta das apresentações musicais, que começaram às 11h sob o lema “A música não vai parar”. O público pôde apreciar a técnica e o entusiasmo de diversas corporações, incluindo as fanfarras UBI Barroso Silva e Polivalente & Oswaldo Cruz, todas de São João Nepomuceno,

A partir das 13h, o palco principal recebeu as Bandas de Música para uma sequência de apresentações que encantaram os presentes.

continua após a publicidade

União Regional
O 10º Encontro de Bandas de Guarará contou com a participação de 19 corporações musicais. O evento serviu como um importante intercâmbio cultural, reunindo músicos de:

Minas Gerais: Guarará, Leopoldina, Senador Firmino, Viçosa, Rio Pomba, São Geraldo, Tocantins, Mercês, Santana do Deserto, Mar de Espanha, Além Paraíba, Bicas, Santos Dumont, Senador Cortes, Argirita e Pequeri.

Rio de Janeiro: Três Rios.

Durante o evento, o Portal RKF conversou com figuras centrais da organização e regência, como Lívia, maestrina da Banda de Guarará, e Patrícia, maestrina da Lira de Viçosa, que destacaram a importância da manutenção dessas bandas para a cultura local e a integração entre as comunidades.

Com o encerramento do Festival de Inverno, uma realização da Prefeitura Municipal, o 10º Encontro de Bandas deixa um rastro de nostalgia e a certeza de que a música continua sendo um dos pilares mais vivos da identidade regional.

   

Portal RKF

 

Kadu Fontana
Kadu Fontana
Jornalista registrado no MTE desde 2014 , radialista, e proprietário do Portal RKF. www.instagram.com/kadufontana/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!