Parlamento Jovem de Minas 2025 é instalado na Câmara Municipal de SJN.

Homem é preso com grande quantidade de drogas no Bela Vista em Leopoldina
04/09/2025
Professores de Descoberto e Itamarati participam de Curso de Educação Ambiental da CBA
04/09/2025
Homem é preso com grande quantidade de drogas no Bela Vista em Leopoldina
04/09/2025
Professores de Descoberto e Itamarati participam de Curso de Educação Ambiental da CBA
04/09/2025
Exibir tudo

Parlamento Jovem de Minas 2025 é instalado na Câmara Municipal de SJN.

A participação de jovens na política é fundamental para democracias e governos efetivamente representativos.

Na tarde da última terça-feira, (08/04), a Câmara Municipal de São João Nepomuceno foi palco da cerimônia solene de instalação do Parlamento Jovem de Minas – edição 2025. O evento marcou o início das atividades do projeto no município, que nesta edição traz como tema central “Juventude e Direitos Culturais”, incentivando os jovens a refletirem sobre o acesso à cultura e os direitos garantidos nesse âmbito.

O Parlamento Jovem é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais em parceria com Câmaras Municipais, que visa promover a educação política de estudantes do ensino médio. Participam desta edição as seguintes instituições de ensino da cidade: Colégio Apoio São João Nepomuceno, Escola Estadual Dr. Francisco Zágari, Escola Integrada SESI SENAI “Robson Braga de Andrade”, Escola Estadual Professor Gabriel Arcanjo de Mendonça e Escola Estadual Oswaldo Cruz.

Continua após a publicidade

 

A mesa solene foi composta por autoridades municipais e representantes das escolas participantes. Estiveram presentes a Presidenta da Câmara, Vereadora Eluza Salvador Côrtes, o Vice-presidente da Câmara e responsável por acompanhar os projetos voltados à juventude, Vereador Matheus Muscardi de Souza, a Vereadora Fabiana Andrade, o Vereador Nei Medina, o Vereador Irio Henriques, e o Vereador Vivaldi D’Ávila, além da Secretária de Educação, Belkis Cavalheiro, o Secretário de Cultura, Aldo Torres, e diretores das escolas envolvidas, coordenadores e estudantes.

A cerimônia teve início com a execução dos hino nacional interpretado pela musicista Érica Alves de Almeida e o hino municipal. Em seguida, autoridades locais e representantes das escolas realizaram pronunciamentos ressaltando a importância da juventude no cenário político e social, e destacaram o papel fundamental da cultura na formação cidadã.

Um dos destaques do evento foi a apresentação do grupo cultural “Titiarteiras”, voltado para a valorização da cultura na terceira idade, e que integra ações promovidas pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura desde 2023.

Os estudantes também tiveram voz ativa durante a solenidade. Cecília Maria Torres Souza, aluna da Escola Estadual Dr. Francisco Zágari e participante da edição anterior, compartilhou sua experiência no projeto. Já os jovens Maria Luísa Sarmento Rocha (Colégio Apoio) e Rebeca Inácio Barbosa (Escola Estadual Oswaldo Cruz), entre outros, expressaram suas expectativas para a edição 2025.

A coordenadora municipal do Parlamento Jovem em São João Nepomuceno, Maria Cristina Corrêa Sarmento, também discursou sobre a relevância do projeto na formação de lideranças conscientes e participativas.

O evento foi encerrado com agradecimentos da presidenta da Câmara, que reforçou o compromisso do Legislativo Municipal com a promoção de iniciativas voltadas à juventude e à cidadania.

Fonte: Comunicação Câmara Municipal de SJN

 

 

Kadu Fontana
Kadu Fontana
Jornalista registrado no MTE desde 2014 , radialista, e proprietário do Portal RKF. www.instagram.com/kadufontana/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!