Curso de Zootecnia é iniciado em Guarani

Copa Regional SUB-17 Zona da Mata tem início neste sábado 15/04.
04/15/2023
Colisão entre ônibus e carreta deixa feridos na BR-116 em Leopoldina
04/16/2023
Exibir tudo

Curso de Zootecnia é iniciado em Guarani

O polo da rede E-Tec Brasil/ Senar da cidade de Guarani, na Zona da Mata, iniciou mais um curso técnico de qualidade para a população da região. O novo curso de zootecnia tem 25 alunos e é realizado no modelo híbrido, com ensino presencial e à distância, e vai ter duração de dois anos.

Tercia Almeida, gerente de educação formal do Sistema Faemg Senar, diz que o curso é uma oportunidade para jovens do campo ingressarem em uma carreira no mercado de trabalho rural.

“A grande vantagem para quem segue o caminho do curso técnico, é chegar mais cedo ao mercado de trabalho, em um setor em expansão, que compõe uma área importante do agronegócio brasileiro, que está totalmente aberto a novos profissionais com conhecimento técnico, para a realização de funções com considerável grau de autonomia e iniciativa, assumindo responsabilidades de controle de qualidade de seu trabalho”, ressaltou Tercia.

Continua após a publicidade

 

O gerente regional do Sistema Faemg Senar em Juiz de Fora, Wander Magalhães, reforçou a importância da formação técnica para as propriedades da Zona da Mata, que tem forte tradição tanto na bovinocultura de corte, quanto na produção de leite.

“A formação profissional nesse curso vai dar ênfase na alimentação animal, o que é uma demanda em diversas propriedades, pois é uma dificuldade encontrada por produtores rurais. Temos muitas propriedades na região, com filhos de produtores que querem entrar nessa linha de trabalho, então isso também é muito importante para abordarmos a questão da sucessão familiar no campo”, contou Wander.

Para os responsáveis pelo polo da Rede E-tec Brasil/ Senar, o começo dessa nova turma é motivo de orgulho. César Antunes, secretário executivo do Sindicato Rural de Guarani e secretário do polo de ensino, disse que cada matrícula efetivada era motivo de comemoração.

“Ter este curso aqui em nosso sindicato, em nossa cidade, é um marco muito importante para a história da instituição, e poder estar fazendo parte desse momento em parceria com o Senar é maravilhoso. Procuramos fazer o melhor para atender bem nossos alunos e temos a certeza de que fizemos um trabalho bem feito, com a felicidade de um dever cumprido”, relatou César.

A aula inaugural, que aconteceu no último dia 18, foi realizada pela tutora do curso, Mariana Lourenço. Para ela, essa foi uma oportunidade de alinhar expectativas e conhecer os alunos. Ela também explicou os ramos de atuação do profissional formado pelo curso.

“A formação técnica em zootecnia permite a atuação ampla, pois engloba atribuições diretas em fazendas, pesquisa de mercados, fomentação, planejamento e comercialização em empreendimentos diversos ligados ao agronegócio de origem animal, até a qualidade e segurança dos produtos que chegam aos consumidores. Fico orgulhosa de ver as pessoas fazendo o movimento contrário ao êxodo rural e levando conhecimento para ser aplicado no campo”, contou.

Para a secretária executiva do Sindicato Rural de Guarani e coordenadora do polo da rede E-tec Brasil/ Senar, Rosicarla Bellini, o sentimento de gratidão e satisfação se misturaram. Ter a oportunidade de promover esse curso, foi um desafio que ela encarou com responsabilidade e boa vontade.

Continua após a publicidade

“Nossa aula inaugural nos deixou bem animados, pois a turma mostrou muito interesse, disposição e vontade de agregar conhecimento. Nossa expectativa, como agentes do Polo de Guarani, é oferecer nesses 2 anos, apoio, suporte e boas condições de estudos para nossos alunos e de trabalho para nossos tutores”, concluiu Rosicarla.

 

Fonte : FAEMG

 

Kadu Fontana
Kadu Fontana
Jornalista registrado no MTE desde 2014 , radialista, e proprietário do Portal RKF. www.instagram.com/kadufontana/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!