Gato-mourisco ameaçado de extinção é avistado no Bairro de Lourdes em JF.

Professora é flagrada entregando droga a detento em penitenciária de JF.
dezembro 14, 2022
Papai Noel distribui brinquedos e roupas para crianças das creches de SJN.
dezembro 14, 2022
Exibir tudo

Gato-mourisco ameaçado de extinção é avistado no Bairro de Lourdes em JF.

Na última semana, a equipe de Proteção Ambiental da Guarda Municipal de Juiz de Fora, atendeu  solicitação para captura de um felino, de pelagem preta, que rondava residências nas imediações da Rua Doutor Lemos Monteiro, no Bairro de Lourdes. No local, a equipe chegou a avistar o animal, no entanto, ele evadiu por um terreno baldio, não sendo possível a contenção.A partir de registros de câmeras de segurança, foi possível identificar como sendo um gato-mourisco, espécie silvestre de raro avistamento e ameaçada de extinção.

A orientação dada pelos profissionais do Centro de Triagem e Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), parceiros do trabalho de recolhimento de animais feito pela Guarda, é que a população evite deixar expostos restos de alimento, ração ou lixo. O gato-mourisco tem hábitos diurnos e, provavelmente, saiu da mata da Reserva Biológica do Poço D’anta, próxima ao local, à procura de alimento.

continua após a publicidade

O avistamento não deve ser motivo para pânico, nem para ataque ao animal. Maltratar animais  é crime e quem for flagrado praticando o ato pode ser preso. De acordo com a lei de crimes ambientais (Lei 9.605/1998), a pena para quem mata, persegue ou caça animais da fauna silvestre pode ser de seis meses a um ano de detenção e multa.
O gato-mourisco (Herpailurus yagouaroundi) está na lista oficial de espécies ameaçadas de extinção no país, na categoria vulnerável. O documento foi publicado, em junho deste ano, pelo Ministério do Meio Ambiente no Diário Oficial da União.
Caso o animal seja visto novamente, a população pode acionar a Guarda Municipal pelo telefone 153, no horário de 8h às 17h.

Fonte PJFMG e ISTV

Kadu Fontana
Kadu Fontana
Jornalista registrado no MTE desde 2014 , radialista, e proprietário do Portal RKF. www.instagram.com/kadufontana/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!