Agentes de Saúde e Endemias de SJN reivindicam incentivo adicional junto á prefeitura.

Caminhão e carro batem de frente na rodovia MG 285 em Piraúba MG.
novembro 22, 2022
Detento condenado por homicídio foge do presídio em Cataguases
novembro 22, 2022
Exibir tudo

Agentes de Saúde e Endemias de SJN reivindicam incentivo adicional junto á prefeitura.

Hoje os Agentes de Combate a Endemias e os Agentes Comunitários de Saúde junto de seus representantes o SINDACEZMMG e o SISEP reuniram-se com o Presidente da Câmara Francisco Baptista de Oliveira, a vereadora Eluza Salvador e o Prefeito Ernandes José da Silva para conversarem sobre o Incentivo adicional dos ACS e dos ACE

O incentivo Adicional dos ACS e ACE é repasse do Governo Federal ás prefeituras de todo país e é um incentivo financeiro para a categoria e uma forma de valorização. Em São João Nepomuceno foi solicitado o pagamento pelo SISEP no ano de 2014, sendo realizado o pagamento  até o ano de 2019. De lá pra cá, foi interrompido durante a pandemia. Passada a pandemia, a vereadora Eluza Salvador enviou ao Executivo uma Indicação em que sugeriu a criação de uma Lei municipal para assegurar a categoria o recebimento do incentivo.

continua após a publicidade

A Agente Comunitária de Saúde Maria Clara, que também faz parte da diretoria do SINDACEZMMG, entrou em contato com o presidente da Câmara dos Vereadores, Francisco Baptista, pedindo para que os auxiliasse numa busca ao retorno do recebimento do incentivo, tendo em vista a Indicação já feita. Em conversa, acharam válida uma reunião com prefeito Ernandes para colher mais informações sobre o que a prefeitura pensa sobre o incentivo adicional e sobre o entendimento jurídico dos sindicatos para que juntos chegassem em um acordo favorável tanto para a categoria quanto para prefeitura. O presidente da Câmara logo se prontificou a intermediar o agendamento da reunião.

O Prefeito Ernandes foi solícito á reivindicação, não se opondo e dizendo que se está em Lei Federal não há como negar o repasse e que não via necessidade de se fazer uma Lei municipal para regulamentação, pois uma vez que existe uma Lei vigente federal não há necessidade de se fazer uma Lei municipal.

O SINDACEZMMG enviará á prefeitura o pedido formal do repasse da verba, junto ás leis federais que asseguram esse direito.
As categorias ACS e ACE saíram da reunião muito esperançosos diante da fala do prefeito Ernandes e a possibilidade do retorno do recebimento do incentivo financeiro que é uma forma de valorização da categoria que é tão importante para as ações de saúde pública.

Fotos e Fonte : SINDACEZMMG

Kadu Fontana
Kadu Fontana
Jornalista registrado no MTE desde 2014 , radialista, e proprietário do Portal RKF. www.instagram.com/kadufontana/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!