TRE se posiciona sobre vídeos que circulam em redes sociais de SJN.

Caminhoneiros fecham rodovias em ao menos 12 Estados contra resultado das urnas
10/31/2022
Cemitério de SJN está preparado para receber visitas no Dia de Finados
10/31/2022
Exibir tudo

TRE se posiciona sobre vídeos que circulam em redes sociais de SJN.

A respeito de duas reclamações que estão circulando nas redes sociais sobre fatos registrados em São João Nepomuceno no 2º turno das Eleições 2022, o TRE-MG e a 258ª ZE apresentam os esclarecimentos abaixo.

NOTA DE ESCLARECIMENTO – 2º TURNO EM SÃO JOÃO NEPOMUCENO

1- Urna reiniciada no Polivalente
Local: seção 31, Escola Estadual Gabriel Arcanjo de Mendonça (Polivalente)

Em um vídeo, um eleitor alega que quando chegou à cabine de votação a urna já apareceu como encerrada e ele não conseguiu votar.
O fato foi registrado por volta de 9h, e o que aconteceu é que, por falha técnica, a urna precisou ser desligada e reiniciada. A urna não teve que ser substituída e a votação prosseguiu normalmente, inclusive com votação do eleitor que aparece no vídeo.

continua após a publicidade

 

2- Eleitora votou em lugar de outra
Local: seção 61, Botafogo Futebol Clube

Em um vídeo, uma eleitora alega que foi impedida de votar porque quando chegou à seção eleitoral outra pessoa já havia votado em seu lugar. O fato se deve a uma falha dos mesários, que habilitaram outra pessoa para votar com a inscrição eleitoral da reclamante.
As duas eleitoras têm biometria cadastrada. No momento da identificação da eleitora que votou, não foi possível fazer a leitura biométrica. Em casos assim, a liberação da urna é feita com a digitação do ano de nascimento, dado que não consta no caderno de votação e precisa ser informado pela eleitora ou eleitor.
Por coincidência, o ano de nascimento das duas eleitoras envolvidas na situação registrada em São João Nepomuceno é o mesmo, por isso foi possível a liberação da urna para uma eleitora com o título de outra.
A eleitora reclamante compareceu ao cartório da 258ª ZE e foi lavrado um termo com suas declarações. Ela foi informada de que o fato foi registrado em ata e será analisado pela juíza eleitoral e pelo Ministério Público.

O TRE-MG e a 258ª ZE lamentam a situação e pedem desculpas pelo ocorrido.

FONTE: TRE

Kadu Fontana
Kadu Fontana
Jornalista registrado no MTE desde 2014 , radialista, e proprietário do Portal RKF. www.instagram.com/kadufontana/

1 Comment

  1. Carlos disse:

    Kadu, aceita que dói MENOS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!