Entenda de onde vem a tradição de dar doces no Dia de Cosme e Damião.

Polícia Civil resgata cão “em pele e osso” em Juiz de Fora
09/26/2022
Casal em motocicleta morre após colidir contra carreta em trevo de Ubá.
09/27/2022
Exibir tudo

Entenda de onde vem a tradição de dar doces no Dia de Cosme e Damião.

Embora popularmente celebrada em 27 de setembro no Brasil, para a Igreja Católica o dia de São Cosme e Damião é 26 de setembro. A data foi fixada para não chocar com a data que se celebra São Vicente de Paula.

Os santos gêmeos são considerados padroeiros dos cirurgiões, médicos, farmacêuticos, das crianças, barbeiros e cabeleireiros. Cosme e Damião nasceram por volta do no ano de 260, na cidade de Egéia, na Arábia e morreram no ano de 303. Irmão gêmeos e criados em uma família nobre, eles estudaram medicina na Síria.

continua após a publicidade

Eles aliavam a fé com conhecimentos científicos para tratar os doentes e por isso, seus tratamentos, muitas vezes, em situações graves eram vistos como milagres. Todo atendimento dos irmãos era feito de forma gratuita.

Por terem o dom da cura, foram presos e acusados de feitiçaria no ano 300 pelo Imperador Diocleciano que perseguia cristãos.

No tribunal, exigiram que Cosme e Damião renunciassem à fé em Cristo e falassem a seus pacientes sobre os deuses romanos. Em resposta eles disseram:“Teus deuses não têm poder algum, nós adoramos o Criador do céu e da terra!”. Recusando a ordem e não renunciando ao Evangelho de Cristo, foram severamente torturados.

Cosme e Damião morreram no ano 303, decapitados. Foram sepultados na Síria, mas posteriormente, seus corpos foram trasladados para a Basílica do Fórum, em Roma, local construído a pedido do Papa Felix IV.

De onde vem a tradição de distribuir doces no Dia de São Cosme e Damião?

Na Igreja Católica não há tradição de distribuição de doces.

A tradição surgiu quando as religiões de matrizes africanas passaram a associar seus deuses aos santos e santas católicos, muitas vezes como forma de manter seus cultos que eram reprimidos. Por isso, os escravos associaram Cosme e Damião a orixás da umbanda e do candomblé: os Ibejis, filhos gêmeos de Xangô e Iansã.

Assim como os santos católicos, os Ibejis eram resolviam os problemas levados a eles. Em agradecimento, eles recebiam brinquedos e doces.

continua após a publicidade

“Naquela época, os escravos africanos não tinham a possibilidade de cultuar os seus orixás, as suas divindades livremente. Eles tinham que fazer essa associação com alguns santos católicos, pra não serem perseguidos. A tradição de dar doces tem a ver com esses dois orixás crianças que foram associados a Cosme e Damião”, explica o professor Agnaldo Cuoco, em entrevista para a Agência Brasil.

Nas religiões de matriz africana, algumas imagens de Cosme e Damião tem uma terceira criança menor entre os gêmeos. Essa criança representaria Donum, um terceiro irmão falecido. Lendas afirmam que depois da morte desse irão, Cosme e Damião e se tornaram médicos para curar a todas as crianças, sempre de forma gratuita. Doum é considerado o protetor das crianças até os sete anos de idade.

Oração de Cosme e Damião

“Deus Pai de amor e bondade, pela intercessão de São Cosme e São Damião, conserve meu coração simples e sincero. Que vossa inocência e simplicidade acompanhem e protejam todas as nossas crianças. Que a alegria da consciência tranquila, que sempre vos acompanhou, repouse também em meu coração. Por Cristo Nosso Senhor. Amém. São Cosme e São Damião, rogai por nós”

Fonte : Agência Brasil e Blog do Madeira

Kadu Fontana
Kadu Fontana
Jornalista registrado no MTE desde 2014 , radialista, e proprietário do Portal RKF. www.instagram.com/kadufontana/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!