Incêndio destrói parte da histórica Estação Ferroviária de Barão do Monte Alto

Acidente com Fusca na chegada de Leopoldina deixa dois feridos
julho 24, 2022
Acidente envolvendo três veículos deixa feridos entre Cataguases-Leopoldina
julho 25, 2022
Exibir tudo

Incêndio destrói parte da histórica Estação Ferroviária de Barão do Monte Alto

Um incêndio destruiu parte da centenária e histórica Estação Ferroviária de Barão do Monte Alto na madrugada desta segunda-feira (25/07). O prédio de mais de 100 anos só não foi mais danificado devido ao combate inicial de moradores e voluntários, que mesmo usando mangueiras comuns, conseguiram bom resultado.

O Corpo de Bombeiros chegou ao município que fica a 27 Km de Muriaé e tomou todas as demais providências. No prédio funciona alguns setores públicos do município.

continua após a publicidade

Barão do Monte Alto é um dos poucos municípios a preservar a história da rede ferroviária na Zona da Mata mineira, é lá também que está um grande túnel ferroviário, local também preservado.

O município de quase 6.000 habitantes, possui ligação via estrada pavimentada com a cidade da Patrocínio do Muriaé. Possui também ligação com as cidades de Palma, Muriaé e com a BR-116 (na altura do distrito de Bom Jesus da Cachoeira, Muriaé). Porém, a ligação entre Barão de Monte Alto e estas cidades são feitas através de estradas rurais, sem pavimentação.

Ninguém ficou ferido. A ala mais danificada funcionava uma Unidade da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo os bombeiros, o incêndio começou após moradores atear fogos em um latão de lixo que estava próximo ao local. As labaredas atingiram a estação e se espalhou rapidamente.

Ainda não há informações sobre a interdição do espaço. Uma equipe da Defesa Civil do município fará uma análise do espaço para saber se toda estrutura precisará ser interditada.

A Estação Ferroviária de Barão do Monte Alto é uma das mais antigas da região, e no passado, serviu para levar o arroz e outros produtos que eram produzidos no município para todo o Brasil. Atualmente o espaço funciona para eventos culturais. Uma biblioteca também está inserida na estação.

Fontes e fotos : Rádio Muriáe e Silvan Alves

Kadu Fontana
Kadu Fontana
Jornalista registrado no MTE desde 2014 , radialista, e proprietário do Portal RKF. www.instagram.com/kadufontana/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!