Governo de Minas entrega 63 mil microchips para identificação de cães e gatos

Bope é acionado após quadrilha explodir cofre em posto de combustível em Miradouro
03/14/2022
Caminhão fica sem freio, tomba e quase atinge casa em Leopoldina.
03/15/2022
Exibir tudo

Governo de Minas entrega 63 mil microchips para identificação de cães e gatos

O Governo de Minas aderiu, na última sexta-feira (11/03), ao termo de cooperação técnica do programa “Conheça Seu Amigo”, que realizará a microchipagem de cães e gatos em situação de rua, sob tutela de ONGs ou pertencentes à população de baixa renda. O governador Romeu Zema e a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, participaram do evento de início do programa, realizado na Cidade Administrativa.

Mais de 63 mil microchips e leitores de identificação serão entregues para 74 municípios contemplados. Além disso, o Estado assinou termo de cooperação com outras 70 prefeituras para aplicação do projeto “Jovens Mineiros Sustentáveis” em escolas municipais, com ações de capacitação e conscientização de estudantes.

continua após a publicidade

As cidades da Zona da Mata e Vertentes que foram contempladas  de microchips no programa “Conheça Seu Amigo” foram :

Cidade                                   Número de chips

Barbacena                                   3.497
Bicas                                              425
Carandaí                                        989
Itamarati de Minas                      135
Mar de Espanha                           360
Senhora dos Remédios              584
Ubá                                             2.000

Total                                           7.990

 

Municípios interessados em fazer parte do Programa “Conheça seu Amigo” fizeram a inscrição no Edital Semad 03/2021 até as 23h59 de 29 de dezembro do ano passado. A ação consiste no recebimento de microchips para que sejam inseridos em cães e gatos em situação de rua ou que sejam provenientes de comunidades de baixa renda. Leitores para identificação dos microchips também serão disponibilizados.

Deputado Estadual Noraldino JR (PSC) esteve presente

O Portal RKF entrou em contato com a ASCOM da Prefeitura de São João Nepomuceno para saber  se o município teria sido inscrito no programa, já que não aparece na lista dos contemplados na região. A ASCOM respondeu que ” Pela SAMATUR não obteve um resposta conclusiva”. O portal RKF entrou então em contato com a SAMATUR- Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo que respondeu não ter recebido nenhuma orientação ou informação a respeito pela prefeitura. Finalmente o Portal RKF entrou em contato com uma voluntária da ASPA – Associação Protetora dos Animais de São João Nepomuceno, que informou que o a ASPA só ficou sabendo deste possível benefício no Programa Conheça seu Amigo após a data final de inscrição ocorrida em 29 de dezembro , pelas redes sociais, portanto que em nenhum momento a entidade foi procurada por qualquer órgão municipal. Segundo a voluntária, o município perdeu uma grande oportunidade de ter a chance de ter sido um dos contemplados com os microchips, algo que a ASPA tem grande interesse.

O governador Romeu Zema ressaltou a importância da causa, além de avanços do Estado nessa questão.

Dirceu Aurélio / Imprensa MG

“Hoje estamos dando mais um importante passo. A causa animal deve ser abraçada pelo poder público e, também, pela sociedade civil. Deixo meus parabéns aos prefeitos, voluntários e àqueles que lutam e defendem os bichos de maus tratos”, disse o governador.

Também estiveram presentes representantes do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e das cidades beneficiadas, e outras autoridades.

Conheça seu Amigo

As ações são frutos de editais lançados em dezembro de 2021. O programa “Conheça seu Amigo”, por exemplo, envolve a doação, por parte do Estado, de microchips e leitores para identificação de cães e gatos para serem utilizados em animais de rua ou pertencentes à população de baixa renda, e também nos animais sob a tutela de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e lares temporários.

Serão disponibilizados microchips em número equivalente a 10% da população total de cães e gatos, conforme estimativa populacional feita pelo Ministério da Saúde disponível para consulta na Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE-Sisema).

Como contrapartida, os municípios deverão promover a castração dos animais microchipados e inserir os dados de cada indivíduo no Banco de Dados do Estado, conforme formato estabelecido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Ao todo, 63 mil microchips e 74 leitores de identificação serão entregues aos 74 municípios selecionados no programa.

“Reestruturamos a área de fauna doméstica e educação ambiental, retomando políticas públicas tão importantes no Estado”, destacou a secretária de Meio Ambiente, Marília Melo.

“Tivemos muitos abandonos de animais domésticos durante a pandemia. E, para fazer política pública, é preciso conhecer esses animais, rastrear e acompanhar. Por isso, esses microchips entregues são tão importantes. A causa da fauna doméstica não é só uma questão ambiental e de saúde pública; ela mobiliza tanto que passa a ser uma questão afetiva. As pessoas têm amor por esses animais”, completou a secretária.

Dirceu Aurélio / Imprensa MG

 

Reportagem Kadu Fontana com informações da Agência Minas.

Kadu Fontana
Kadu Fontana
Jornalista registrado no MTE desde 2014 , radialista, e proprietário do Portal RKF. www.instagram.com/kadufontana/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!