Fora do ar: Rádio Nacional AM e Rádio MEC AM vão ser fechadas pela EBC.

Jovem presa em elevador é resgatada pelo Corpo de Bombeiros em Leopoldina
fevereiro 28, 2022
Amigos homenageiam o jovem Gabriel que morreu durante tempestade em Petrópolis.
fevereiro 28, 2022
Exibir tudo

Fora do ar: Rádio Nacional AM e Rádio MEC AM vão ser fechadas pela EBC.

O diretor-geral da EBC, coronel Roni Pinto, já avisou internamente a gestores da estatal que em abril duas rádios AM que estão sob sua responsabilidade serão extintas: Rádio MEC e a Rádio Nacional do Rio de Janeiro. A informação é da coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo.

Em 2019, o governo ensaiou extinguir a MEC AM, a mais antiga emissora de rádio em funcionamento no Brasil, inaugurada em 1923 sob o nome de Rádio Sociedade. Mas voltou atrás. Naquele pacote, não constava a Nacional do Rio de Janeiro, que entre as décadas de 1940 e 1950 foi, de longe, a rádio mais importante do Brasil.

continua após a publicidade

A Rádio Nacional do Rio de Janeiro   foi fundada em 12 de setembro de 1936. Opera no dial AM, na frequência 1130 kHz e em e FM na frequência 87.1 MHz. A emissora pertence a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), órgão do Governo Federal responsável pela administração das emissoras de rádio e TV educativas do país.

A emissora foi a primeira a ter alcance em praticamente todo o território do Brasil. Tinha, então, o prefixo PRE-8, com o qual também era identificada pelos ouvintes. Tornou-se um marco na história do rádio brasileiro. Até a 1975 operava em 980 kHz e, desde então, opera na faixa de 1130 kHz, com o prefixo ZYJ-460.

Radio MEC

Rádio MEC é uma emissora de rádio brasileira sediada no Rio de Janeiro RJ. Opera no dial AM, na frequência 800 kHz, e pertence ao grupo de rádios da Empresa Brasil de Comunicação. Também possui repetidoras da sua programação em Brasília no DF na frequência AM 800 Khz e em FM na banda estendida na frequência 87.1 MHz. Sua programação é voltada para músicas do gênero MPB. Seus estúdios estão localizados ao lado da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Centro da cidade, juntamente com sua coirmã MEC FM.

PUBLICIDADE

É considerada a mais antiga emissora de rádio em operação no Brasil, tendo sua primeira transmissão ocorrida em 20 de abril de 1923 por iniciativa dos educadores Edgard Roquette-Pinto e Henrique Charles Morize sob o nome Rádio Sociedade (embora a Rádio Clube do Recife já estivesse operando desde 1919, porém de forma irregular), com programas de cunho educativo. Em 1936, a rádio é doada ao então Governo Federal, passando a adotar a atual nomenclatura.

Foto: Terceiro tempo

Fonte : O Globo e Wikipédia

 

Kadu Fontana
Kadu Fontana
Jornalista registrado no MTE desde 2014 , radialista, e proprietário do Portal RKF. www.instagram.com/kadufontana/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: O conteúdo está protegido !!