Um lavrador de 58 anos foi preso pela Polícia Militar de Meio Ambiente nessa sexta-feira, 07 de janeiro, por manter 51 pássaros da fauna silvestre em cativeiro sem autorização, no município de Senador Cortes MG.
De acordo com o comandante do 1º Pelotão de Meio Ambiente da PM, o tenente Júlio César de Almeida, o autor foi preso, recebeu uma multa de R$ 81 mil e assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).
continua após a publicidade
Os pássaros eram mantidos em gaiolas. As aves foram encaminhadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde devem passar por exames e depois, ser reintroduzidos na natureza. “É importante que todos tenham o conhecimento e a consciência de que manter o pássaro silvestre em cativeiro, sem anilha e sem a devida autorização, é crime. Caso a pessoa queira ter um, deve comprar em um criadouro autorizado, que vai ter prova de origem, nota fiscal do pássaro para fazer de forma correta”, destacou o comandante.
Ele ainda orienta que ao fazer contato com um criadouro autorizado, o interessado em ter um pássaro silvestre, deve verificar com órgãos competentes, como o Ibama, se os cadastros estão corretos e legalizados, o que pode ser feito por meio de consulta com o CNPJ da empresa.
Fonte : Tribuna de Minas