Dr. Antônio Aguiar ministra palestra sobre autismo em São João Nepomuceno.

Juiz do Trabalho suspende eleições do SISEP de São João Nepomuceno.
novembro 5, 2021
Fenômeno Marília Mendonça morre aos 26 anos em queda de avião em MG.
novembro 5, 2021
Exibir tudo

Dr. Antônio Aguiar ministra palestra sobre autismo em São João Nepomuceno.

Aconteceu nesta quinta-feira 04 de novembro ás 15h30 no Centro Cultural Gabriel Procópio Loures em São João Nepomuceno, uma palestra sobre o autismo promovida pela vereadora Ana Paula ( Paulinha da Mamografia) e pelo CMBEM – Conselho Municipal do Bem Estar do Menor que tem como diretora a empresária Paula Monfardini.

A palestra foi ministrada pelo Dr. Antônio Aguiar que é médico dos Ambulatórios de Autismo e Síndrome de Down no SUS. Nascido em Juiz de Fora em 15 de abril de 1954, é pediatra formado pela UFJF e fez residência e mestrado pela Fiocruz. Cursou MBA em Gestão em Serviços de Saúde e foi diretor do Instituto da Criança e Adolescente do SUS em 1997. Atuou como professor substituto de Pediatria da UFJF, foi Subsecretário de Saúde da Prefeitura em 2001 e médico da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Dr. Antônio é também primeiro vice-presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora para o biênio 2021/ 2022.

continua após a publicidade

A palestra contou na plateia com mães e educadores de São João Nepomuceno. Prestigiaram também o evento, o prefeito Ernandes José da Silva, a secretária de educação Belkis de Cavalheiro, a vereadora Fabiana Ferreira (Fabiana do Centenário) e o vereadores Herculano e Léo da Mercearia ( presidente da Câmara), dentre outros pessoas. Dr. Antônio tem como área de concentração do seu trabalho o autismo e a síndrome de down. Ele disse ao Portal RKF que estava ali para “dividir com as famílias e profissionais presentes, um pouco da sua experiência”. Ele disse ainda que “autismo é um desafio que cresce a cada dia e que é preciso organizar melhor uma maneira de atender essas pessoas visando sempre a evolução, o ganho e o uso das potencialidades dessas pessoas para o bem viver de todas elas”.

Questionado sobre o diagnóstico, quais os sinais que poderiam indicar o TEA em uma criança, por exemplo, Dr. Antônio Aguiar explicou, utilizando referências profissionais e acadêmicas, que diagnosticar o autismo é uma experiência multidisciplinar e clínica e, muitas vezes, nem sempre imediata. “É sempre bom lembrar que o diagnóstico deve buscar sempre a precocidade, pois sabemos que nos primeiros anos de vida há uma expansão da nossa rede neural, e precisamos aproveitar essa neuroplasticidade para começar cedo com as terapias e tratamentos, se necessário”.

 

Dr. Antônio recebeu o carinho de muitas pessoas ( principalmente mães) que  já conhecem o seu trabalho. Ele ainda ressaltou as famílias e profissionais que doam parte da sua vida em busca da consolidação de direitos e da melhoria na vida dessas pessoas.

Dr Antônio Aguiar explicou que o termo autismo foi cunhado por um médico inglês e “quer dizer que a pessoa está abstraída ao seu redor”, citando os trabalhos dos pesquisadores Leo Kanner, Hans Asperger e Lorna Wing, com iniciativas ainda na primeira metade do Século XX.

O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípicomanifestações comportamentaisdéficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.

 

No final, Aguiar respondeu perguntas dos presentes e convidou o jornalista e radialista a Kadu Fontana para algumas palavras. Kadu ressaltou a importância do evento, a necessidade da realização de outros periodicamente e que todos sairiam dali enriquecidos com a experiência profissional do pediatra nessa área.

Reportagem e fotos exclusivas :  KADU FONTANA

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!