Novo cálculo de tarifas da Copasa é tema de debate na ALMG nesta quinta.

Kalil sobre torcida nos estádios em BH: ‘Do jeito que foi, não vai ter mais’
08/19/2021
Mar de Espanha: jovem tenta engolir drogas pra fugir da PM e acaba preso.
08/19/2021
Exibir tudo

Novo cálculo de tarifas da Copasa é tema de debate na ALMG nesta quinta.

A nova forma de cálculo das tarifas de água e esgoto da Copasa, que pode gerar aumento nas contas dos consumidores finais, será tema de audiência pública nesta quinta-feira (19/08/). A reunião, a ser realizada pela Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), está marcada para 14 horas, no Auditório do andar SE.

Desde o dia 1º de agosto, a Copasa alterou a forma de calcular as tarifas, em cumprimento de determinação da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário (Arsae-MG). A agência é responsável por normatizar e fiscalizar os serviços de água e esgoto no Estado e faz uma revisão tarifária a cada quatro anos.

continua após a publicidade

De acordo com informações do gabinete do deputado Marquinho Lemos (PT), que solicitou a reunião, a nova forma de cobrança, porém, pode pesar para alguns consumidores. Haveria uma redução de até 15% na junção dos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento do esgoto, mas pode haver aumento de tarifa, principalmente para aqueles que são atendidos pelo fornecimento de água, mas não pelo tratamento de esgoto.

Assim, quase 20% da população atendida pela companhia no Estado teria, na verdade, suas faturas aumentadas em até 51%, a depender da faixa de consumo do usuário, ainda segundo o gabinete do parlamentar. A audiência, então, pretende ser um espaço para esclarecer as mudanças e buscar soluções que não pesem nos bolsos de alguns consumidores.

A reunião, a ser realizada pela Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), dentre as autoridade a utilizar a tribuna, o prefeito municipal de São João Nepomuceno, Ernandes José da Silva.

Fonte : ALMG

 

Kadu Fontana
Kadu Fontana
Jornalista registrado no MTE desde 2014 , radialista, e proprietário do Portal RKF. www.instagram.com/kadufontana/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!