Exames concluem que água da maioria das minas de Rochedo está imprópria para consumo.

Detentos que cumpriam quarentena fogem de presídio utilizando uma “teresa”.
05/05/2021
Homem morre atropelado na BR-267 em Bicas.
05/05/2021
Exibir tudo

Exames concluem que água da maioria das minas de Rochedo está imprópria para consumo.

O responsável pelo tratamento de água do município de Rochedo de Minas, Leonardo Rosário, foi até os estúdios da Rádio Rochedo FM na terça-feira 04/05, entregar os resultados dos testes de água realizados no município há uma semana. Foram concluídos seis resultados de análise de água, sendo de 05 minas d’água e 01 uma do tratamento municipal. Os resultados foram os seguintes:

continua após a publicidade


MINA GILSON VILELA – ENDEREÇO: FAZENDA GILSON (RESULTADO: INSATISFATÓRIA)
MINA DO PARANÁ – ENDEREÇO: BAIRRO SINVAL DE MATOS (RESULTADO: INSATISFATÓRIA)
MINA LAERTE MEDINA – ENDEREÇO: REPRESA MUNICIPAL (RESULTADO: INSATISFATÓRIA)
MINA BAIRRO SÃO FRANCISCO – ENDEREÇO: REPRESA (RESULTADO: SATISFATÓRIA)
SAIDA DO RESERVATÓRIO – ENDEREÇO: SÃO SEBASTIÃO (RESULTADO: SATISFATÓRIA)

Todos resultados insatisfatórios indicam : água imprópria para o consumo humano devido à presença de Escherichia Coli. De acordo com Leonardo, estes testes são realizados em periodicidade mensal.

Escherichia coli, ou E. coli, é uma bactéria que habita naturalmente o intestino das pessoas e de alguns animais, sem que haja qualquer sinal de doença. No entanto, há alguns tipos de E. coli que são nocivos para as pessoas e que entram no organismo devido ao consumo de alimentos contaminados, por exemplo, causando gastroenterite com diarreia intensa e com muco ou sangue.

Além de causar infecções intestinais, a ocorrência de E. coli também pode causar infecção urinária, principalmente em mulheres, sendo importante que seja identificada por meio de exame microbiológico de urina específico para que seja iniciado o tratamento.

Leonardo esteve juntamente com o secretário de Agricultura de Rochedo de Minas Sérgio Coletta, ao vivo nos estúdios da Rádio Rochedo FM, no Programa Show da Manhã comandado por Edmar dos Santos, nesta quarta-feira 05/05 . Eles esclareceram melhor a situação e também orientaram a população, uma vez que muitas pessoas fazem uso de algumas destas fontes de agua que acusaram serem impróprias para uso humano. Da entrevista participou também pelo telefone , o jornalista Kadu Fontana.

Leonardo tranquilizou a população quanto á qualidade da água do reservatório da cidade. Ele confirmou que a água que chega ás casas do município está rigorosamente dentro dos padrões aceitáveis ou seja própria para consumo. Já Coletta disse que vai solicitar um novo exame da água da mina da represa pois a nascente é acima de uma pedra numa altura considerável. Segundo o secretário, não há como esta área ser isolada. Porém ele confirmou que reuniões estarão acontecendo nas próximas horas, para que providências sejam tomadas para evitar o consumo de água pela população nas demais minas, desde início de campanha de conscientização da população para não ingestão da água , quanto isolamento ou interdição de algumas delas. Ele confirmou também que em exames anteriores desde o ano passado, estes já haviam trazendo alternância de resultados: ora positivos, ora negativos.

Abaixo cópias dos relatórios de amostras da água de algumas da minas citadas.

Reportagem e fotos exclusivas : KADU FONTANA

Kadu Fontana
Kadu Fontana
Jornalista registrado no MTE desde 2014 , radialista, e proprietário do Portal RKF. www.instagram.com/kadufontana/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!