MPMG em conjunto com PM, PC e PRF deflagram operações em SJN e região.

Descoberto MG: Estado lança edital de contratação de obra de descontaminação de solo.
04/10/2021
Polícia Civil incinera em Tebas mais de 160 kg de drogas apreendidas na região.
04/10/2021
Exibir tudo

MPMG em conjunto com PM, PC e PRF deflagram operações em SJN e região.

O Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), através das Promotorias de Justiça da Comarca de São João Nepomuceno/MG e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) Zona da Mata, em conjunto com a Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal, deflagraram na manhã de sábado, 10 de abril de 2021, as Operações “Start Over” e “Hands on”, cujo objetivo é desarticular in loco 02 (duas) organizações criminosas com atuação interestadual dedicadas ao tráfico de drogas, prática de homicídios, posse e porte ilegal de armas de fogo, lavagem de dinheiro, ameaças a agentes públicos e corrupção de menores, além de outras infrações penais.

continua após a publicidade

As organizações criminosas rivais concentram grande parte dos seus integrantes na região de São João Nepomuceno, com ramificações nas cidades de Rochedo de Minas, Mar de Espanha, Descoberto, Juiz de Fora, Rio Novo, dentre diversas outras cidades da Zona da Mata mineira. Atualmente, os chefes destas organizações criminosas estão na cidade do Rio de Janeiro e diretamente vinculados às facções criminosas cariocas que possuem atuação em todo o território nacional.

A guerra pelo domínio das localidades e controle do tráfico de drogas provocaram, somente no município de São João Nepomuceno, no período de janeiro de 2019 a fevereiro de 2021: 22  HOMICÍDIOS CONSUMADOS e 29 HOMICÍDIOS TENTADOS.

Os números alarmantes e a identificação de ameaças concretas e iminentes contra a vida de pessoas inocentes, levaram o Poder Judiciário, por meio da 1ª Vara Criminal de São João Nepomuceno, a expedir 48 (quarenta e oito) mandados de prisão e 108 (cento e oito) mandados de busca e apreensão que originaram a operação “Start Over”. Participam da operação “Start Over” mais de 500 policiais mineiros (civis, militares e da Polícia Rodoviária Federal), dentre eles tropas especializadas e de recobrimento da Polícia Militar e da Polícia Civil, além de promotores de Justiça, agentes do GAECO e servidores do Ministério Público.

Foto: O Tempo

OPERAÇÃO “HANDS ON”

Durante as investigações da Operação “Start Over” foram identificados vínculos das organizações criminosas com o Estado do Rio de Janeiro. Por essa razão, visando dar cumprimento aos mandados de prisão, o GAECO Zona da Mata solicitou o apoio do Ministério Público do Rio de Janeiro, por meio do GAECO-RJ e da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI),que, juntamente com a Polícia Militar do Rio de Janeiro, deflagrou operação para dar cumprimento às ordens judiciais. Participam da operação no Rio de Janeiro promotores de Justiça, agentes do GAECO e da CSI, equipes do BP Choque, Canil e BOPE. Ambas as operações são frutos de uma ação coordenada e interinstitucional para combater e reprimir o crime organizado na zona da mata mineira.

Conforme o MPMG, o líder de uma destas organizações, que se escondia no Rio de Janeiro, determinava e controlava o transporte de armas e drogas para as cidades mineiras e emitia diversas ordens para a prática de homicídios na Zona da Mata mineira. Ele foi preso neste sábado.

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2021/04/10/chefe-de-faccao-do-trafico-e-preso-no-morro-da-providencia-diz-mprj.ghtml

As informações sobre os resultados das operações serão apresentadas através de notas e na Coletiva de imprensa prevista para as 13:30, na RISP – Região Integrada de Segurança Pública situada na R. Ten. Guimarães, 535 – Nova Era, Juiz de Fora –

FONTE : MPMG e G1

De acordo com o comando da 136ª CIA de PM de São João Nepomuceno, as operações estão em andamento no município e tão logo terminem e sejam repassadas, o Portal RKF irá publicar.

Kadu Fontana
Kadu Fontana
Jornalista registrado no MTE desde 2014 , radialista, e proprietário do Portal RKF. www.instagram.com/kadufontana/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!