Cejusc é inaugurado na comarca de São João Nepomuceno.

Acidentes marcam final de tarde desta quinta-feira na região.
02/11/2021
SJN receberá mais 220 vacinas contra a covid-19.
02/12/2021
Exibir tudo

Cejusc é inaugurado na comarca de São João Nepomuceno.

O 3º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Newton Teixeira de Carvalho, inaugurou na manhã desta quinta-feira (11/2) cinco novos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs), nas comarcas de Bueno Brandão, Borba da Mata, Piranga, Cataguases e São João Nepomuceno. As cerimônias foram realizadas remotamente por meio de vídeo conferência por causa da pandemia da Covid-19.

continua após a publicidade

Com as cinco inaugurações, os Cejuscs estão presentes em 217 das 297 comarcas do Estado. O Programa Justiça Eficiente (Projef), implantado pela atual direção do TJMG, prevê a instalação de Cejuscs em todas as comarcas mineiras até o fim da gestão do presidente Gilson Soares Lemes, que se encerra em junho de 2022. A 3ª vice-presidência pretende instalar pelo menos cinco Cejuscs por mês até a meta ser atingida.

Projef prevê a instalação de Cejuscs em todas as comarcas mineiras até o fim da gestão do presidente Gilson Soares Lemes

No comando das cinco inaugurações, o desembargador Newton Teixeira Carvalho, mais uma vez destacou a importância dos Cejuscs nas comarcas do interior, como uma forma de incentivar a conciliação. “Os Cejuscs quebram paradigmas ao incentivar a justiça de mediação, que é mais célere, mais barata e menos elitista, além de encerrar com a cultura de uma justiça belicista, ensinada nas universidades de Direito”, disse o desembargador.

Ele também lembrou a importância dos Cejuscs itinerantes, projeto do Tribunal de Justiça de levar a conciliação até municípios e distritos mais remotos do Estado e que não possuem prédios físicos do TJMG. “Contamos com as parcerias de prefeituras, câmaras municipais, OAB, Defensoria Pública e Ministério Público para conseguir levar a conciliação para mais pessoas, principalmente as mais carentes”, acrescentou o desembargador.

Desembargador Newton Teixera Carvalho inaugurou remotamente os cinco Cejuscs, ao lado do juiz Ricardo Véras

“A implantação de Cejuscs representa uma virada de mesa em várias comarcas, pois novas oportunidades nascem a partir da justiça conciliatória”, enfatizou o juiz auxiliar da 3ª vice-presidência, José Ricardo Véras.  “E contamos com a ajuda dos poderes executivo e legislativo para abrir as portas da justiça aos cidadãos”, completou o magistrado.

São João Nepomuceno

O último Cejusc inaugurado nesta quinta-feira foi o da comarca de São João Nepomuceno (Zona da Mata, a 325 km de Belo Horizonte), dirigida pela magistrada Elisa Eumenia Mattos Machado Penido. “É um momento histórico para a comarca, pois a mediação e conciliação são importantes instrumentos para a prevenção de conflitos”, destacou a juíza.

“O Cejusc chega para marcar uma nova fase na região”, disse o juiz Júlio César Silveira de Castro, titular da 2ª Vara Cível, Criminal de Execuções Penais da comarca de São João Nepomuceno. “Temos que valorizar e estimular a conciliação e a mediação como formas objetivas e céleres de pacificar os conflitos”, acrescentou a promotora de justiça de São João Nepomuceno, Natália Salomão de Pinho.

Participaram da cerimônia o 3º vice-presidente do TJMG, desembargador Newton Teixeira Carvalho; o juiz auxiliar da 3ª vice-presidência, José Ricardo Véras; os juízes auxiliares da Corregedoria, Carlos Márcio Souza Macedo e Guilherme Sadi; os promotores de justiça Luciano Ramos Baesso e Natália Salomão de Pinho; o defensor público Vinícius Paulo Mesquita, o prefeito de São João Nepomuceno, Ernandes José da Silva; e o presidente da Câmara Municipal, Leonardo de Oliveira Dutra.

 Fonte : Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG

Kadu Fontana
Kadu Fontana
Jornalista registrado no MTE desde 2014 , radialista, e proprietário do Portal RKF. www.instagram.com/kadufontana/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!