Fenômeno raro é visto no céu do Nordeste brasileiro.

Corpo de mulher é encontrado em vala em Cataguases.
07/16/2020
Zema garante aulas presenciais em MG no 2º semestre.
07/17/2020
Exibir tudo

Fenômeno raro é visto no céu do Nordeste brasileiro.

Um grande bólido, um meteoro brilhante que explode na atmosfera, foi observado no céu do Sertão de Pernambuco, na noite de quarta-feira (15). Segundo a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) – organização que cataloga e estuda meteoros vistos no País – o fenômeno ocorreu às 18h59 (horário de Brasília). 

continua após a publicidade

Bólidos são considerados raros e costumam ser observados cerca de oito vezes por ano no Brasil, embora um do tamanho visto nessa quarta seja ainda mais incomum. O astrônomo e diretor técnico da Bramon, Marcelo Zurita, explicou que as estimativas serão concluídas pela rede, mas as informações iniciais apontam para um bólido de meio metro de diâmetro, que cortou a atmosfera a uma velocidade de 20 km/s – o equivalente a 72 mil km/h.

Além de Pernambuco, o bólido também foi visto na Paraíba, no Ceará e na Bahia. De acordo com a Bramon, pelo menos sete câmeras do site Clima Ao Vivo flagraram o meteoro, além de vários relatos de testemunhas. Análises preliminares apontam que o meteoro, que entrou na atmosfera na região de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, percorreu uma trajetória entre a cidade de Princesa Isabel, na Paraíba, e Custódia, também em Pernambuco. Em seguida, o bólido seguiu na direção sudeste e desapareceu no céu ao sul de Arcoverde, também em Pernambuco.

Segundo análises já feitas sobre a rota do meteoro, ele surgiu entre os municípios de Princesa Isabel (PB) e Carnaíba (PE), e foi em direção ao sudeste do estado, logo antes de desaparecer. Ainda de acordo com estudiosos, o objeto espacial é inofensivo

Fonte : Folha de Pernambuco

Kadu Fontana
Kadu Fontana
Jornalista registrado no MTE desde 2014 , radialista, e proprietário do Portal RKF. www.instagram.com/kadufontana/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!