SJN: homem possui relíquia da Copa do Mundo de 1958.

PC apreende mais de 140 kg de droga em JF destinada a Muriaé.
07/01/2020
Operação da PMR e DER em JF apreende ônibus que realizava transporte irregular para SP.
07/02/2020
Exibir tudo

SJN: homem possui relíquia da Copa do Mundo de 1958.

O Portal RKF entrevistou na tarde desta quarta-feira 01 de julho o senhor José Maria Batista de 65 anos de idade. José Maria é natural de Descoberto MG ( 09 km de São João Nepomuceno) onde morou ate a juventude. Em 1976 José Maria casou e mudou-se logo após para São João Nepomuceno, terra de sua esposa Tânia Lopes ( a Mamãe Noel da Rua do Buraco ) onde tiveram filhos e residem até os dias atuais.

continua após a publicidade

José Maria que exerce a profissão de pedreiro, exibe com orgulho uma relíquia que ele guarda com muito zelo : um ” porta cigarros” fabricado em 1958 ou seja 62 anos atrás.

O artefato em metal, foi ofertado como brinde alusivo á Copa do Mundo de Futebol de 1958, vencida pela seleção brasileira na Suécia, com informações de jogos, escalação e comissão técnica.

O objeto é muito raro, sendo algumas poucas peças leiloadas no Rio de Janeiro: uma no ano de 2013 e outra no ano de 2017. Foram confeccionadas em 1958 duas peças de coleção: o porta cigarros e um porta fósforo.

A Academia da Polícia Militar do Rio Grande do Norte possui um dos maiores acervos sobre o futebol. É num espaço de 40 metros quadrados no qual uniformes, troféus, fotos, chuteiras, bolas e outras relíquias do mundo da bola estão expostas para quem quiser ver.

O porta cigarros e o porta fósforos em leiloeiros no RJ

Há peças que datam da metade do século passado. A mais antiga é o porta cigarros produzido para a Copa do Mundo de 1958 (primeira vitória do Brasil) com o intuito exato de ser tornar uma lembrança no futuro.

José Maria disse que o porta cigarros está em sua família há mais de 40 anos e ele guarda a raridade em uma pequena bolsa, como recordação. Ele não se lembra bem como a peça chegou até sua família e ele espera que ela permaneça de geração a geração. Em um leiloeiro no Rio de Janeiro em 2017 a peça tinha lance inicial de R$ 130,00.

José Maria e o ” porta cigarros ” de metal

Fotos exclusivas : Portal RKF

Reportagem Kadu Fontana

Kadu Fontana
Kadu Fontana
Jornalista registrado no MTE desde 2014 , radialista, e proprietário do Portal RKF. www.instagram.com/kadufontana/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!