Zema estuda flexibilizar a quarentena nas cidades do interior de Minas.

Prefeitura de SJN irá distribuir cestas básicas e pede ajuda á sociedade.
04/06/2020
Miraí suspende parte das medidas restritivas preventivas ao COVID-19.
04/07/2020
Exibir tudo

Zema estuda flexibilizar a quarentena nas cidades do interior de Minas.

O governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo) disse, em entrevista à Rádio Itatiaia nesta segunda-feira (6), que deve flexibilizar medidas de confinamento para algumas cidades do interior. No entanto, as regras mais rígidas devem ser mantidas para Belo Horizonte, que tem muitos espaços de aglomerações.

” São 854 municípios em Minas Gerais e 409 casos confirmados . Centenas de municípios mineiros não tem um caso sequer. Transporte e cadeia alimentar e essenciais não devem parar. ” – disse Romeu Zema . Ele acena para a flexibilização para cidades do interior.

Zema disse também que a escala do pagamento dos servidores pode ser divulgada nesta semana, não descartou deixar de pagar fornecedores para quitar os salários e ressaltou que na última semana o número de casos da covid-19 subiu em proporção menor.

“O número de novos casos aumenta dia a dia, mas com uma tendência à estabilidade e, posteriormente, até a um decréscimo. Isso nos torna muito animados com relação a alguma medida de flexibilização para os próximos dias. Estamos acompanhando essa curva praticamente hora a hora”.

continua após a publicidade

O governador não informou uma data para uma possível flexibilização no decreto de calamidade pública, mas segundo ele poderá ocorrer nos próximos dias. Zema disse ainda que em algumas cidades do interior onde não existem registros de casos de coronavírus já flexibilizaram suas atividades, mas com muito cuidado como se o comércio estivesse funcionando de forma parcial, restringindo o número de funcionários e a entrada de clientes, além de tomar todos os cuidados necessários.

Sobre o pagamento, Zema ressaltou que é de total desencontro na entrada de caixa do estado. “Muitos que sempre pagaram seus impostos em dia estão deixando de pagar devido a toda essa situação. Mas tudo que entrar será destinado para a folha de pagamento. A prioridade é esta. Espero que esta semana o secretário Otto tenha uma previsão de como iremos proceder. Quero lembrar que os gastos de todas as secretarias foram reduzidos em mais da metade para que haja recursos para pagar a folha de pagamento. Se alguém vai ter de esperar um pouco não será o funcionalismo. Será algum fornecedor ou prestador de serviço do estado, porque sabemos que salário é o mais importante. As pessoas dependem dos salários para poder pagar a escola, fazer o armazém e qualquer coisa que mude nessa rotina tem um impacto muito grande”, disse.

Quanto ao pagamento do reajuste concedido aos servidores da segurança pública, Zema destacou que não é possível garantir, tendo em vista a crise causada pela pandemia. “Existe esse acordo. Vale lembrar que antes do coronavírus muitos noivos e noivas estavam com casamento marcado, muitas cirurgias já estavam agendadas, mas tudo mudou devido a essa pandemia. Nós, dentro do possível, vamos manter o dia 5, mas não adianta eu passar um cheque sem fundo para o funcionário. Se você não tem o recurso, você não tem como pagar”. disse.

Fonte : Rádio Itatiaia.

Kadu Fontana
Kadu Fontana
Jornalista registrado no MTE desde 2014 , radialista, e proprietário do Portal RKF. www.instagram.com/kadufontana/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!