População questiona e prefeitura esclarece sobre cortes de árvores em Bicas.

Parte de carga de cigarros é roubada próximo a distrito de Muriaé na BR-116.
02/10/2020
Lavanderia de SJN tem água analisada pela Copasa e garante estar dentro dar normas ambientais.
02/11/2020
Exibir tudo

População questiona e prefeitura esclarece sobre cortes de árvores em Bicas.

Nesta segunda-feira 10 de fevereiro, chegaram até a redação do Portal RKF dezenas de mensagens através do nosso aplicativo de whatsapp (32- 9 9989 9560 ) de leitores  na cidade de Bicas MG ( 28 km de São João Nepomuceno) indagando sobre o corte de várias árvores com cerca de 20 anos de plantio , no Bairro de Santana mais precisamente nas ruas Melo Viana e Prefeito Oliveira Souza  (imagens abaixo) pela Secretaria de Obras daquela cidade  .Na maioria das mensagens , os leitores relatavam ou revolta ou indignação, pois de acordo com os mesmos , eram árvores antigas que ofertavam sombra, purificavam o ar, além de abrigar vários pássaros.

continua após a publicidade

A reportagem do Portal RKF tentou durante toda a segunda-feira contato com o secretário de Obras daquela cidade tanto pelo telefone fixo como pelo telefone celular , porém sem sucesso. No final da tarde , conseguimos contato com o Sr. Fernando ( Bigode) diretor geral de turmas da Secretaria que nos repassou a informação que as árvores foram cortadas após autorização do CODEMA-( Conselho Municipal do Meio Ambiente ) de Bicas Nesta terça-feira pela manhã conseguimos contato telefônico com o Sr. Luiz Fernando Passos de Souza .De acordo com o Secretário, as antigas árvores não apresentavam raízes profundas  e sim extensas com ramificações de até 50 ou 60 metros de extensão, que estavam obstruindo a rede de esgoto e até mesmo invadindo as residências.Citou até mesmo o fato de uma raiz que invadiu um vaso sanitário e outra em uma garagem.

Ainda de acordo com o secretário , serão replantadas árvores de pequeno porte como aconteceu na entrada da cidade. Serão construídas no local também uma calçada e uma rede de captação de águas além de instalação de nova iluminação pública. Finalizando , Luiz Fernando disse que a reurbanização atende uma solicitação através de abaixo-assinado de moradores da região e que segundo avaliação de um engenheiro as árvores cortadas seriam improprias para plantio no centro da cidade e que as novas mudas apropriadas foram adquiridas em Dona Euzébia sob a supervisão do próprio prefeito Honório.

Em contrapartida  a maioria dos leitores queixosos alegam que haveriam outras formas de não descaracterizar tanto o ambiente e citam : cortar apenas as árvores que apresentem o problema citado, trocar os tubos coletores de esgoto como alguma delas . Alegam também que o local perderá a sombra e a beleza  até o crescimento das novas mudas além de aumentar em demasia o calor .

Reportagem Kadu Fontana

Kadu Fontana
Kadu Fontana
Jornalista registrado no MTE desde 2014 , radialista, e proprietário do Portal RKF. www.instagram.com/kadufontana/

1 Comment

  1. José Carlos disse:

    Bom dia. Acho muita choradeira em época política, um vereador fez ali vários vídeos de uma grande inundação nas ruas, os galhos encostam na rede elétrica constantemente causando riscos de matar alguém, fazer serviços paliativos e deixar o problema aumentar para outra gestão, seria simples assim? O problema é muito serio ou faz uma nova captação pluvial, troca-se as árvores, faz-se novo esgoto e rede de água ou deixa o problema aumentar até não ter mais escolha. A população reclama por não fazer e reclama ainda mais por estar fazendo. Agora aparecem os pseudos engenheiros, protetores, críticos e grandes pensadores, professores e influencer digitais para dar as pseudos soluções.
    Existem áreas urbanas que precisam serem arrumadas e outras que vão ser, tudo não da pra fazer em um tempo só vamos esquecer a politicagem e sermos mais sensatos e sem demagogias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!