Exclusivo: São João Nepomuceno tem 1º caso de chikungunya diagnosticado.

Obras do polo educacional do Pátio da Fábrica Shopping estão em fase final.
02/10/2020
Parte de carga de cigarros é roubada próximo a distrito de Muriaé na BR-116.
02/10/2020
Exibir tudo

Exclusivo: São João Nepomuceno tem 1º caso de chikungunya diagnosticado.

A reportagem do Portal RKF esteve na Secretaria de Saúde Municipal nesta manhã de segunda-feira 10 de fevereiro onde conversou com o secretário Plínio Furtado. Em pauta :  confirmação ou não pelo secretário de um caso de chikungunya diagnosticado por um médico em São João Nepomuceno na última sexta-feira 07/02 mediante exame laboratorial apresentado pelo paciente.

O secretário informou ter recebido do médico via aplicativo whatsapp a cópia do exame realizado por um laboratório da cidade confirmando o índice de 1,19 de reagente que caracteriza a contaminação. De acordo com Plínio, o exame físico ( em papel ) ainda não havia sido enviado pelo laboratório á Secretaria de Saúde Municipal , o que deverá ocorrer em breve por isso não foi possível nesta segunda-feira a o mesmo se pronunciar  oficialmente sobre o caso.Salientou o secretário que  ouvira dizer que o paciente teria viajado e ao retornado a São João Nepomuceno, apresentando logo após os sintomas da doença .

continua após a publicidade

Médico do paciente esclarece : a reportagem do Portal RKF conseguiu contato telefônico com o médico (conceituadíssimo na cidade ) responsável pelo atendimento. Este informou que trata-se de um homem 64 de anos de idade morador no Bairro Santa Terezinha em São João Nepomuceno e está em casa medicado. O médico disse desconhecer o fato do portador do vírus ter saído da cidade e confirmou os índices de 1,19 de reagente sendo que o aceitável segundo ele é de 1,09. Ainda de acordo com o médico, o paciente já estaria com os sintomas há trinta dias pelo menos .

Familiar atende a reportagem do Portal RKF: a reportagem procurou uma filha do paciente que confirmou que desde o mês de  dezembro seu pai padece com os sintomas da doença. De acordo com ela, seu pai chegou a emagrecer 12 kg  mas já está recuperando o peso. Os sintomas  foram de dor no corpo , febre altíssima , dores fortíssimas nas articulações , dificuldade de locomoção e paladar alterado. Ainda de acordo com a filha, o mais  distante da cidade que seu pai esteve da cidade foi em uma propriedade rural na comunidade da Barra em São João Nepomuceno onde ficou por uma semana antes perceber os sintomas.

Ambas as doenças ( dengue e chikungunya são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A diferença está no vírus que é transmitido, o que leva a sintomas diferenciados. “O quadro clínico inicial, com febre e dores de cabeça, é idêntico. O que diferencia é basicamente o tipo de dores no corpo. Na Dengue, o paciente tem mais dores musculares, e na Chikungunya, dores articulares, que inclusive podem se prolongar por semanas nos casos mais complicados”.

Estas diferenças tênues levam o médico a pedir, além do exame clínico, exames laboratoriais para o diagnóstico correto. O resultado da detecção por PCR indica a presença do vírus CHIKV, diagnosticando o paciente como portador do vírus. Já a sorologia IgG e IgM, caso reagente, indica a presença de anticorpos contra o vírus Chikungunya ou CHIKV, diagnosticando que o paciente foi ou está infectado pelo vírus.

A reportagem do Portal RKF aguarda retorno da Secretaria Municipal de Saúde sobre toda esta questão.

 Reportagem Kadu Fontana.

Kadu Fontana
Kadu Fontana
Jornalista registrado no MTE desde 2014 , radialista, e proprietário do Portal RKF. www.instagram.com/kadufontana/

1 Comment

  1. EDUARDO GOMES DE ABREU disse:

    Desde dezembro e só foi diagnosticado agora??? É preocupante visto que a rapidez no diagnóstico faz com que a vigilância faça bloqueio no entorno da residência para evitar transmissão… pelo tempo que demorou. Dificilmente será o único caso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!