Prefeitura emite nota oficial sobre chuvas que castigaram Ubá nesta sexta-feira.

Jovem é atingido por quatro tiros em frente á rodoviária de Rio Pomba.
01/24/2020
Nível do rio Pomba chega a 7,10 metros e Cataguases está em estado de alerta.
01/25/2020
Exibir tudo

Prefeitura emite nota oficial sobre chuvas que castigaram Ubá nesta sexta-feira.

O município de Ubá foi atingido por chuvas intensas e severas desde a madrugada de 24 de janeiro. No fim da tarde, após mais de 12 horas de chuvas, foram registrados diversos pontos de alagamentos pela cidade, além do extravasamento da calha do Ribeirão Ubá na Av. Comendador Jacinto S. S.Lima (Beira-Rio), causando a inundação de toda a avenida e suas pontes.

A Prefeitura Municipal de Ubá informa que, em razão destes eventos, diversas medidas estão sendo tomadas. O plano de contingência foi acionado, sendo formado o Sistema de Comando de Operações (SCO), que reuniu-se na sede da 2ª Cia do Corpo de Bombeiros. Participam deste SCO representantes da Prefeitura (Defesa Civil, Obras, Trânsito, Ambiente e Desenvolvimento Social), Polícia Militar, Bombeiros Militar e Copasa.

continua após a publicidade

Segundo dados da Defesa Civil Municipal, coletados às 20h30, choveu em Ubá cerca de 124,1 milímetros em 24 horas. Até o momento, três imóveis foram interditados (nos bairros Inês Grôppo, Industrial e na rua Antônio Batista – Centro) e 20 pessoas ficaram desalojadas e foram encaminhadas para casas de familiares.


Um total de 38 chamadas foram recebidas pelo Corpo de Bombeiros até às 20h30, sendo as mesmas relacionadas, em sua maioria, a relatos de pessoas ilhadas e de risco de deslizamento de barrancos.
A Copasa informou que a Estação de Tratamento de Água de Miragaia, responsável pelo abastecimento de cerca de 40% de água da cidade, está fora de operação em razão de estragos causados pelas chuvas. As equipes já monitoram o nível da água para iniciar o serviço de manutenção e restabelecimento do tratamento e distribuição.

Diversos locais foram afetados por alagamentos, entre eles os bairros Jardim Glória, Centro, Waldemar de Castro, Eldorado, Santa Edwiges e San Rafael.

Na Avenida Governador Valadares, foi implementado o trânsito em mão dupla. Motoristas devem redobrar a atenção. Há pontos de interdição parcial devido a queda de barranco na Rua Sete (São Domingos), Rua Ângelo Porto e na estrada de acesso ao Distrito de Miragaia. Na Ponte do Santa Rosa também é necessário ter atenção ao trafegar.

Orienta-se às pessoas que NÃO dirijam-se para os locais afetados pelas enchentes, especialmente à Avenida Beira-Rio. A presença de curiosos prejudica os trabalhos de restabelecimento da cidade, além de caracterizar sério risco visto que as pontes e locais que sofreram inundações ainda passarão por vistorias para análise do comprometimento de suas estruturas. O Corpo de Bombeiros orienta ainda que as pessoas evitem pegar estrada neste sábado, devido à queda de barreiras e surgimento de buracos, especialmente nas rodovias de acesso à Guidoval e Juiz de Fora.
• Se sua casa estiver em risco de alagamento ou desabamento, saia do local e acione imediatamente o Corpo de Bombeiros (Telefone 193);
• Não se arrisque em atravessar a pé ou com veículos as ruas e áreas alagadas;

Uma nova reunião envolvendo os integrantes do Sistema de Comando de Operações foi convocada pelo Prefeito Edson Teixeira Filho e ocorrerá na manhã deste sábado (25). Novas informações serão encaminhadas a imprensa e repassadas a população em seguida. Equipes de assistência social já foram designadas e percorrerão os locais afetados na manhã deste sábado.

A Secretaria Municipal de Saúde adverte sobre os perigos do contato com a água das cheias que pode trazer riscos para a saúde da população. Entre as principais doenças estão a leptospirose, a hepatite, a febre tifóide e a cólera. Todas são transmitidas pelo contato direto ou indireto com a água contaminada.
As características mais comuns para identificar o contágio são náuseas, febre e diarreia, dor muscular principalmente na panturrilha, olhos avermelhados. Quando não tratadas, essas doenças podem ser fatais. Por isso, para quem apresentar dois ou mais sintomas, é importante procurar ajuda médica.
É possível barrar a contaminação tomando algumas medidas. Deve-se evitar o contato direto com a água ou a lama das enchentes, não andar com os pés descalços e não consumir alimentos que tiveram o contato com essa água.

 

Kadu Fontana
Kadu Fontana
Jornalista registrado no MTE desde 2014 , radialista, e proprietário do Portal RKF. www.instagram.com/kadufontana/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!