Workshop sobre Oncologia em SJN contou com a presença do prefeito Ernandes.

Tem que respeitar: NAC vence o Indu no Parmão e é pentacampeão do Regional da LAU.
11/25/2019
Duas pessoas morrem em acidente envolvendo 02 motos entre Miraí e Muriaé.
11/25/2019
Exibir tudo

Workshop sobre Oncologia em SJN contou com a presença do prefeito Ernandes.

Na manhã e tarde desta sexta-feira (22/11) aconteceu no Bosque Fest, em São João Nepomuceno, o 1º Workshop de Capacitação de Atenção Primária à Saúde sobre Oncologia. O segundo encontro será na próxima sexta-feira, dia 29, no mesmo local e carga horária, com o projeto “Fortalecimento da Rede Oncológica na Zona da Mata”.

O prefeito Ernandes José da Silva esteve na solenidade de abertura do evento que conta com a participação de representantes de nove cidades, sendo São João Nepomuceno, Descoberto, Rochedo de Minas, Maripá de Minas, Bicas, Guarará, Senador Cortes, Pequeri e Mar de Espanha.

continua após a publicidade

O evento tem a realização da Associação Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer (ASFECER), junto a Roche e Neoclínica Oncológico e Genética e apoio da Prefeitura Municipal de SJN.

Além do prefeito, os vereadores Ruy Rodrigues Barbosa e Heldemir Azevedo Alves acompanharam a capacitação, e também a diretora do Departamento Municipal de Odontologia, Elusa Salvador Cortes representou o secretário municipal de Saúde, Plínio Furtado, a equipe do CEO, enfermeiras dos PSF’s, Policlínica, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luiz Cláudio Mattozinhos, o representante da Superintendência Regional de Saúde, Antônio Jaques Barbosa Filho,  a presidente da ASCOMCER de Juiz de Fora, Alessandra Sampaio, o médico oncologista e presidente da Neoclínica, Dr. Milton Prudente, a secretária municipal de Saúde de Bicas, Verônica Bordonal, o diretor clínico do Hospital São João, Dr. Carlos Alberto dos Santos e demais profissionais (gestores, médicos, enfermeiros e dentistas) das nove cidades representadas.

A presidente da ASFECER, Luzia Célia Amorim Vitói fez a abertura da solenidade e lembrou da origem da instituição são-joanense que junto à ASCOMCER surgiu em agosto de 1964, e que desde então tem o objetivo de assistir, prevenir e garantir os direitos dos pacientes diagnosticados pelo câncer.

A coordenadora deste projeto e enfermeira RT da ASFECER e CIESP, Talita de Souza Matos disse da satisfação de ver o projeto evoluindo. Mencionou os desafios de cada etapa, os relacionamentos entre pessoas, municípios e os vários anseios e necessidades. O empoderamento dos pacientes no que diz respeito de conhecer seus direitos e também os deveres. A busca de políticas públicas, a necessidade de investimentos no atendimento primário retirando a sobrecarga da média e alta complexidade, trabalhar a microrregião, fiscalizar leis municipais voltadas para as oncologia e mobilização do sistema.

A diretora Elusa Salvador focou na sensibilização da capacitação multiprofissional e nos trabalhos na campanha de prevenção e combate ao Câncer Bucal, que vem iniciando uma trajetória no município.

Dr. Milton elogiou a união dos municípios para a formatação deste projeto, fato este que causa um desenvolvimento regional às pessoas e as empresas. Citou a importância da responsabilidade social a nível externo e interno às empresas, hospitais, prefeituras, etc.

O prefeito destacou a atuação da ASFECER no município, em especial pela busca de alternativas e capacitações para sempre melhorar suas ações, e na brilhante forma de tratamento às pessoas atendidas, com o afago e respeito.

Na sequência, a realização do Painel 1, um momento de debate com representantes das Associações, secretarias de Saúde, Superintendência Regional de Saúde, diretorias (Hospital), e setor privado (Neoclínica) no qual destacaram as dificuldades financeiras (gargalos do SUS), filas de espera, demora e burocratização de sistemas, a valorização do profissional, as realidades do Hospital São João e ASCOMCER, atrasos e defasagem de recursos advindos do SUS, andamentos e encaminhamentos, parcerias públicas-privadas, trazer exames para as cidades, assim evitando os transportes e construção de uma minuta do workshop para apreciação nas Câmaras Municipais e até mesmo estadual e/ou federal.

Fonte : ASCOM

Kadu Fontana
Kadu Fontana
Jornalista registrado no MTE desde 2014 , radialista, e proprietário do Portal RKF. www.instagram.com/kadufontana/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!