Sanjoanense é destaque ao apresentar projeto alternativo de combate á dengue em Governador Valadares.

PM detém 04 pessoas suspeitas de receptação em Bicas e recupera produtos de furto na cidade de Guarará.
junho 1, 2019
Motociclista fica gravemente ferido após acidente na estrada Muriaé-Miraí.
junho 2, 2019
Exibir tudo

Sanjoanense é destaque ao apresentar projeto alternativo de combate á dengue em Governador Valadares.

O  jovem sanjoanense Yan Oliveira Pereira, de  22 anos , há 4 anos residindo na cidade de Governador Valadares e cursando Medicina na Universidade Federal de Juiz de Fora- Campus Avançado de Governador Valadares, foi destaque nesta sexta-feira, 31/05  do noticioso Balanço Geral da Rede Record de Televisão. Yan que é filho da Cida Oliveira ( a Cida da funerária) e de João Batista Pereira,  faz parte de um projeto de extensão chamado ” Mobilização Social: uma estratégia inovadora no combate a dengue”. Desse projeto atualmente participam 04 acadêmicos do curso de medicina sob orientação de dois professores da universidade.

continua após a publicidade

 

O projeto tem o intuito de tentar mudar a realidade do número de casos de arboviroses dentro do município. Para isso desenvolve 06 oficinas , que são aplicadas sob uma metodologia ativa ao NASF ( Núcleo de Apoio a Saúde da Família). Estes são responsáveis por replicarem o aprendizado para as estratégias de saúde da família, envolvendo a participação dos agentes de saúde e atores sociais de cada comunidade.
Enfim, o intuito é fazer com que a população seja vigilante ativo no processo de combate a dengue, fazer com que elas desempenham papel ativo no combate do Aedes.

Conforme o descrito na reportagem abaixo em vídeo, o projeto foi levado para o Simpósio Nacional de Doença Negligenciadas , que ocorreu em Lavras no ano passado, em que receberam o troféu de 3° colocado na categoria pôster. Haviam cerca de 120 trabalhos expostos.

No próximo mês de julho o projeto será apresentado em Belo Horizonte, no MEDTROP, um congresso de Medicina de Tropical.
Segundo Yan explicou á reportagem do Portal RKF , via aplicativo WhatsApp, ”  Nosso intuito agora é expandir o trabalho para municípios vizinhos  a Governador Valadares, aqui na região do leste mineiro.”

ABAIXO : VÍDEO DO PROGRAMA BALANÇO GERAL EXIBIDO  DIA 31/05 NA ÍNTEGRA. A REPORTAGEM VOCÊ ASSISTE A PARTIR DO MINUTO 12.

REPORTAGEM KADU FONTANA

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *