Torre de telefonia celular instalada atrás do cemitério está dentro das exigências legais, esclarece secretário.

Raio matou seis vacas e um bezerro em sítio de Tebas na noite desta quinta-feira.
03/15/2019
Suspeito de assaltar comércio pela manhã é detido pela PM em S.J. Nepomuceno.
03/15/2019
Exibir tudo

Torre de telefonia celular instalada atrás do cemitério está dentro das exigências legais, esclarece secretário.

Um assunto vem tomando conta das esquinas , bares e ruas de São João Nepomuceno  nos últimos dias: a instalação de uma torre de telefonia celular em terreno particular,  localizado logo atrás do cemitério municipal da cidade. Procuramos o secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano Dr. Milton Salgado Filho que repassou ao PORTAL RKF as seguintes informações :

A empresa responsável pela antena é a mesma que tentou tempos atrás a instalação da torre no parque de exposições , posteriormente no Bairro São sebastião e ainda depois em outro local no Bairro santo Antônio. Os três pedidos anteriores foram indeferidos afirma o secretário, devido a uma lei municipal aprovada em 2017 que regulamenta a instalação destes tipos de torres na cidade.

Após estes três indeferimentos, a empresa apresentou outro pedido á secretaria, de instalação nesta atual local, que de acordo com Dr. Milton, atende todas as exigências normativas da lei e este então foi deferido.

continua após a publicidade

Acrescenta ainda o secretário que, existem as chamadas “áreas de sombra” na cidade onde o sinal das operadoras não alcança e a ampliação deste sinal seria uma melhoria para  os munícipes. Finalizando o secretário cita que uma lei federal cita em torno de 50 metros, a distância mínima destas torres para construções e esta em questão está situada a mais de 70 metros dos prédios existentes na região.

Dr. Milton cita ainda uma informação fornecida pelo técnico Sílvio Heleno Picorone, sobre esta torre em questão a qual reproduzimos abaixo :

“Estas torres de telefonia emitem pouca rádio frequência ( cerca de alguns pequenos watts), enquanto por exemplo a antiga torre da extinta rádio AM da cidade, emitiu 1000 watts por mais de cinquenta anos. O aparelho de telefone celular seria mais perigoso do que propriamente na prática a torre, pois emite também alguns watts e está colado na cabeça do usuário, transmitindo rádio frequência enquanto é usado.As torres também são excelentes para raios que ao contrário do que pensam, protegem toda a circunvizinhança de acidentes com relâmpagos em uma cidade sem para raios.As grandes cidades têm Torres de celular espalhadas em todos os bairros e de diversas operadoras.
As torres de celular usam a mesma potência para atingir o aparelho, que usa a mesma potência para atingir a torre que está a 50 m de altura”.

REPORTAGEM KADU FONTANA

Kadu Fontana
Kadu Fontana
Jornalista registrado no MTE desde 2014 , radialista, e proprietário do Portal RKF. www.instagram.com/kadufontana/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!