Alerta: S.J.Nepomuceno tem 230 notificações e cerca de 140 casos de dengue estimados.

Homem é detido pela PM com motocicleta adulterada em Rochedo de Minas.
03/07/2019
PM apreende drogas debaixo de banco de carro em Bicas. Dois jovens são detidos.
03/07/2019
Exibir tudo

Alerta: S.J.Nepomuceno tem 230 notificações e cerca de 140 casos de dengue estimados.

A reportagem do Portal RKF esteve na Secretaria Municipal de Saúde de São João Nepomuceno nesta manhã de quinta-feira 07 de março para buscar informações junto ao secretário Plínio Furtado, sobre os índices da dengue no município. Plínio disse á reportagem estar muito preocupado com a situação e nos direcionou para o Coordenador de Vigilância de Saúde, Fabrício Florentino que repassou os seguintes dados ao Portal RKF: sem contar os dados do período do Carnaval, São João Nepomuceno já registra de 01 de janeiro a 02 de março de 2019 230 (duzentos e trinta ) notificações por dengue ( dados do PAM desta cidade). Desta notificações , segundo Fabrício, cerca de 60% são estimadas que sejam positivadas pelos exames laboratoriais ( muitas aguardam ainda resultados) ou seja, são aproximadamente 140 casos infelizmente confirmados.

DADOS DO PERÍODO CARNAVALESCO AINDA NÃO ESTÃO INSERIDOS NA ESTATÍSTICA. 

De acordo com o coordenador, os dados ainda serão condensados com as notificações do PAM relativa ao período carnavalesco e os índices tendem a ficar mais alarmantes. Os bairros de São João Nepomuceno com maiores índices di incidência de casos são : Três Marias, Santa Rita, Shangrilá, Cidade Nova, Centenário e Centro.

continua após a publicidade

De acordo com Fabrício, as atividades como visitas domiciliares foram intensificadas tendo 01 ciclo no total de 03 já concluído, estando no início do 2º ciclo. Estão utilizando de bombas costais motorizadas para borrifações  de larvicida na áreas mais afetadas.

“FUMACÊ ” JÁ FOI SOLICITADO. 

Fabrício esclarece que já foi enviado ofício pela secretaria á SRS Secretaria Regional de Saúde em Juiz de Fora solicitando a utilização da UBV pesada (carro fumacê) e estão aguardando a análise técnica da entidade.

As ações preventivas que estão sendo aplicadas são : verificação nos interiores das residências ( 80% dos casos estão n o interior das casas), vasos de plantas, ralos,bandeja atrás das geladeira,

Ressaltam tanto o secretário de saúde quanto o coordenador que  ” A Secretaria Municipal de Saúde está preocupada com a situação. Já solicitou a a UBV pesada e aguarda o parecer técnico da comissão que avalia o caso naquela instituição. O trabalho da UBV já está programado para 03 ciclos assim que for liberado”.

REPORTAGEM KADU FONTANA

 

Kadu Fontana
Kadu Fontana
Jornalista registrado no MTE desde 2014 , radialista, e proprietário do Portal RKF. www.instagram.com/kadufontana/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!