Dia de Finados registra movimento tranquilo no Cemitério de S.J.Nepomuceno.

Mulher é morta a facadas por seu companheiro em Ubá e assassino é preso logo após pela PM.
novembro 2, 2018
Motoboy cai dentro do ribeirão Ubá após colidir contra outra moto do GEPMOR.
novembro 2, 2018
Exibir tudo

Dia de Finados registra movimento tranquilo no Cemitério de S.J.Nepomuceno.

O feriado do dia 02 de novembro ( Dia de Finados) parece mesmo não mobilizar mais como antigamente. O movimento no cemitério municipal de São João Nepomuceno foi tranquilo nesta sexta-feira.

Apesar da tradicional missa ter sido celebrada ás 7h da manhã no estacionamento do cemitério, o que se percebeu durante o dia foi uma baixa frequência de pessoas, refletida inclusive na comercialização de velas, flores e lembranças, para homenagear os entes  queridos mortos.

O CONSEP- Conselho Comunitário de Segurança Pública esteve presente dando apoio no controle do trânsito nos arredores do cemitério, porém não haviam, durante a maior parte do dia, nenhuma dificuldade de se encontrar vaga para estacionamento.

MOTIVOS PARA DIMINUIÇÃO : Algumas pessoas e estudiosos acreditam que a diminuição da quantidade de pessoas visitando os cemitérios no Dia de Finados em todo o Brasil se deve ao fato do crescimento do número de evangélicos no Brasil e a consequente diminuição do número de católicos. Os evangélicos têm uma visão um pouco diferente dos católicos sobre esta celebração, discordando principalmente no tocante á possibilidade de comunicação entre mortos e vivos.O Dia de Finados é uma tradição da igreja católica e é celebrado no dia 02 de novembro por uma determinação do Vaticano no século XIII.

No entanto, a tradição de reza pelos mortos começou quatro séculos antes, quando o Santo Odilon, abade do mosteiro Beneditino de Cluny, na França, determinou que os monges rezassem por todos os mortos, religiosos ou incrédulos, conhecidos e desconhecidos, de todos os lugares, em todos os tempos.

No Brasil, a tradição do Dia dos Finados foi estabelecida pelos colonizadores portugueses, que replicaram os costumes do Velho Continente, com visitas aos túmulos, decoração com flores e velas.

REPORTAGEM KADU FONTANA

 

Kadu Fontana
Kadu Fontana
Jornalista registrado no MTE desde 2014 , radialista, e proprietário do Portal RKF. www.instagram.com/kadufontana/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!