Dia de Finados registra movimento tranquilo no Cemitério de S.J.Nepomuceno.

Mulher é morta a facadas por seu companheiro em Ubá e assassino é preso logo após pela PM.
11/02/2018
Motoboy cai dentro do ribeirão Ubá após colidir contra outra moto do GEPMOR.
11/02/2018
Exibir tudo

Dia de Finados registra movimento tranquilo no Cemitério de S.J.Nepomuceno.

O feriado do dia 02 de novembro ( Dia de Finados) parece mesmo não mobilizar mais como antigamente. O movimento no cemitério municipal de São João Nepomuceno foi tranquilo nesta sexta-feira.

Apesar da tradicional missa ter sido celebrada ás 7h da manhã no estacionamento do cemitério, o que se percebeu durante o dia foi uma baixa frequência de pessoas, refletida inclusive na comercialização de velas, flores e lembranças, para homenagear os entes  queridos mortos.

O CONSEP- Conselho Comunitário de Segurança Pública esteve presente dando apoio no controle do trânsito nos arredores do cemitério, porém não haviam, durante a maior parte do dia, nenhuma dificuldade de se encontrar vaga para estacionamento.

MOTIVOS PARA DIMINUIÇÃO : Algumas pessoas e estudiosos acreditam que a diminuição da quantidade de pessoas visitando os cemitérios no Dia de Finados em todo o Brasil se deve ao fato do crescimento do número de evangélicos no Brasil e a consequente diminuição do número de católicos. Os evangélicos têm uma visão um pouco diferente dos católicos sobre esta celebração, discordando principalmente no tocante á possibilidade de comunicação entre mortos e vivos.O Dia de Finados é uma tradição da igreja católica e é celebrado no dia 02 de novembro por uma determinação do Vaticano no século XIII.

No entanto, a tradição de reza pelos mortos começou quatro séculos antes, quando o Santo Odilon, abade do mosteiro Beneditino de Cluny, na França, determinou que os monges rezassem por todos os mortos, religiosos ou incrédulos, conhecidos e desconhecidos, de todos os lugares, em todos os tempos.

No Brasil, a tradição do Dia dos Finados foi estabelecida pelos colonizadores portugueses, que replicaram os costumes do Velho Continente, com visitas aos túmulos, decoração com flores e velas.

REPORTAGEM KADU FONTANA

 

Kadu Fontana
Kadu Fontana
Jornalista registrado no MTE desde 2014 , radialista, e proprietário do Portal RKF. www.instagram.com/kadufontana/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!